Página inicial > Últimas Notícias > Aula Magna da Especialização em Análise de Dados ocorre nessa sexta
ESPECIALIZAÇÃO

Aula Magna da Especialização em Análise de Dados ocorre nessa sexta

Por Poliana Macedo | Publicado: Segunda, 05 de Abril de 2021, 16h53 | Última atualização em Segunda, 05 de Abril de 2021, 16h53

O Curso de Especialização em Análise de Dados da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizará na próxima sexta-feira (9), às 18h, aula magna com a palestra Mineração de Dados Educacionais: Um caminho para a Educação 4.0, pelo canal da Universidade Federal do Tocantins (UFTOficial) no Youtube.

A palestra abordará o tema ciência de dados aplicada em dados acadêmicos e será proferida pelo Cientista de Dados Me. Gustavo Alexandre Sousa Santos. O evento será aberto para toda a comunidade, com inscrições abertas na plataforma de eventos para certificação pelo link https://palmas.uft.edu.br/sisma/plataformaevento/d/aula-magna-analise-de-dados.

O evento contará com presença virtual do reitor da UFT, prof. Dr. Luis Eduardo Bovolato, com a profa. Dra. Vânia Maria de Araújo Passos, Pró-Reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep), e com o prof. Dr. Eduardo Andrea Lemus Erasmo, Pró-Reitor de Avaliação e Planejamento (Proap), unidades administrativas da universidade responsáveis pela a realização do curso,

O curso de Especialização em Análise de Dados foi concebido para a formação de servidores da Universidade Federal do Tocantins e da Controladoria Geral da União (CGU) - Regional Tocantins, assim como, para a comunidade, para que os acadêmicos possam propor e desenvolver projetos e protótipos de soluções em análise de dados no contexto da Universidade Federal do Tocantins e instituições às quais estão associados, a partir das metodologias, técnicas e ferramentas abordadas no curso.

Palestra

A educação é um dos alicerces para o desenvolvimento econômico e social deum país. Garantir que os investimentos em educação sejam feitos de forma eficiente é um grande desafio para toda a sociedade, sobretudo, se somarmos isso aos impactos decorrentes dessa pandemia que ainda nos assola. Com o intuito de promover um direcionamento nos moldes em que a sociedade atual se apresenta, cada vez mais apropriada de dados e tecnologia, torna-se necessário redirecionar a educação, principalmente, sob a perspectiva de análise da aprendizagem e da gestão acadêmica.

Palestrante

Gustavo Alexandre Sousa Santos possui Mestrado em Ciência da Computação com ênfase em Ciência de Dados no CEFET/RJ (conclusão em 2020), Especialização em Banco de Dados e Inteligência de Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Trabalha no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) com Ciência de Dados & Analytics no Núcleo de Dados da Diretoria de Tecnologia da Informação. É também professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFF (PPGAd) e da Pós-Graduação em Big Data e Inteligência de Marketing (ESPM/RJ). Possui expertise em Engenharia de Software, Administração de Banco de Dados e Ciência de Dados (Machine Learning & Data Mining). Técnicas e ferramentas que auxiliem projetos de Apoio à Tomada de Decisão, sob à perspectiva de Gestão e Governança de Dados, fazem parte do seu interesse.