Página inicial > Últimas Notícias > Engenharia Elétrica é um curso de ampla formação para quem quer atuar no mercado
vem pra uft

Por Daniel dos Santos | Publicado: Segunda, 05 de Abril de 2021, 01h27 | Última atualização em Segunda, 05 de Abril de 2021, 01h27

Engenharia Elétrica é um dos cursos de engenharia ofertados no Câmpus de Palmas. Os primeiros anos têm disciplinas comuns às engenharias como cálculo e física.

O curso tem cinco anos de duração desenvolvidos sobre três eixos: Ciclo básico, profissionalizante e específico. As grandes áreas abordadas são: eletrônica, telecomunicação e sistemas elétricos de potência.

As disciplinas têm abordagens técnica e prática, que possibilitam a formação de empreendedores, gestores e profissionais com senso de liderança e de trabalho em equipe.

Pesquisa e extensão

Com 23 professores, sendo 16 doutores, e a maioria em dedicação exclusiva, as principais linhas de pesquisa são:
redes inteligentes; transformadores; cidades inteligentes; IoT; telecomunicação; sistemas fotovoltaicos.

O curso também se destaca pelo Programa de Educação Tutorial (PET), Liga de Energia Solar e Empresa Júnior Tesla. Além de projetos de extensão premiados, como o ciclo de palestras de ciência e tecnologia nas escolas públicas.

Áreas de atuação

Com infraestrutura composta por laboratórios de eletromagnetismo, circuitos elétricos, ondas e antenas, eletrônica e máquinas elétricas, espera-se que o profissional esteja preparado para atuar em áreas como
controle de processos industriais, sistemas de potências e projetista de sistemas elétricos.

Os estudantes são estimulados a empreender e podem atuar como gestor de empresas ou empreendedor. Além do potencial para a área acadêmica e também o setor público.

Sisu e PSC 2021/1

O ingresso no curso pode ocorrer por duas formas para este semestre 2021/1: Pelo Processo Seletivo Complementar (PSC) e pelo SIstema de Seleção Unificada (Sisu). Veja abaixo como proceder em cada um dos processos:

No Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1 as vagas ofertadas são divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As inscrições ocorrem de 29 de março a 5 de abril de 2021. É possível conferir detalhes da seleção no Edital de nº 192/2021; o interessado pode utilizar, por exemplo, nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020. Confira mais detalhes sobre o Processo Seletivo Complementar (PSC 2021/1), com 948 vagas para graduação, aqui.

No Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições abertas de 06 a 09 de abril, estão ofertadas vagas divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020. A inscrição deve ser feita no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do   dia   09 de  abril  de   2021, observado   o   horário   oficial   de   Brasília (DF), exclusivamente    pela    Internet,    por    meio    do    Portal    do    Sisu,    no    endereço http://sisu.mec.gov.br. Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui). Você confere mais detalhes sobre o ingresso via Sisu, que na UFT tem 947 vagas ofertadas para o semestre 2021/1, aqui.