Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Geografia da UFT é ofertado em bacharelado e licenciatura
Início do conteúdo da página
porto nacional

Curso de Geografia da UFT é ofertado em bacharelado e licenciatura

Por Daniel dos Santos | Publicado: Segunda, 05 de Abril de 2021, 00h44 | Última atualização em Segunda, 05 de Abril de 2021, 00h44

No Câmpus de Porto Nacional, a UFT oferta o curso de Geografia com duas abordagens diferentes: bacharelado e licenciatura. A partir da inscrição no processo seletivo, o candidato interessado já deve se decidir por aquela a qual se identifica mais.

Por isso, leia esta matéria para tomar a decisão baseada nas características de cada uma.

Ambas contam com 21 professores doutores com linhas e pesquisas em diversas áreas relacionadas ao ensino, ao geoambiental e ao geoterritorial.

Bacharelado ou licenciatura?

O bacharelado tem o objetivo de formar profissionais com perfil mais técnico, para trabalhar na iniciativa privada ou órgãos públicos em atividades de levantamento de dados, planejamento e execução de projetos; e a Licenciatura, o profissional geógrafo-professor.

Na área da educação, o licenciado em Geografia pode atuar como professor de ensino fundamental e médio, em escolas públicas e particulares e ou em Universidades após conclusão de mestrado e/ou doutorado.

No setor industrial, empresarial e nas esferas administrativas governamentais, o geógrafo pode trabalhar desde a cartografia digital e geoprocessamento – elaboração de mapas, análise de imagens de satélites, elaboração de bancos de dados geográficos e medições em campo com o uso de programas computacionais específicos - bem como nas gestões e planejamentos urbanos e rurais que envolvam levantamentos como análise de dados do solo, do relevo, dos recursos hídricos, do clima, da vegetação, densidade populacional; na gestão e planejamento contribuindo para o desenvolvimento de cidades e regiões (pelo transporte, turismo, mobilidade, sustentabilidade, saúde), dentre outras, como os zoneamentos ambientais e a geopolítica.

O diferencial da UFT

Na UFT de Porto Nacional é possível se formar em Geografia tendo contato com a realidade local e regional. Isso se dá por meio do conhecimento teórico, das visitas e trabalhos de campo, das práticas de laboratório e mapeamento, e dos estudos de caso em que o aluno conhece os fenômenos geográficos e a ocupação agrícola e urbana do Cerrado e da Amazônia brasileira, bem como as ferramentas tecnológicas de mapeamento mais atuais.

Porto Nacional é uma cidade histórica, permitindo que o estudante que não é da cidade conviva com uma população e uma cultura diferenciada. Além disso, a cidade é muito próxima a capital do Tocantins, Palmas, possibilitando fácil acesso de moradores de Palmas ou até mesmo de outras regiões do Brasil.

O curso de Geografia, além de seus laboratórios estruturados e preparados para a pesquisa geográfica, proporciona uma série de trabalhos de campo que facilitam o conhecimento, pois relaciona teoria e prática. Além disso, a questão tecnológica é bastante destacada ao longo do curso, possibilitando aos acadêmicos que se interessarem por esta área uma formação aprofundada em geotecnologias, essenciais para as análises socioambientais.

É possível também que o aluno se gradue tanto na licenciatura, quanto no bacharelado sem mudança de cidade. Para tal, basta realizar um processo de reingresso após se graduar em uma delas, com possibilidade de aproveitamento de parte das disciplinas já realizadas na primeira habilitação.

Além disso, o curso de Geografia de Porto Nacional possui um corpo docente de 100% de doutores, especialistas formados nas melhores universidades do país e até no exterior e que certamente tem muitos ensinamentos e experiências para trocar com os estudantes.

Projetos de pesquisa e extensão que se destacam

O departamento de Geografia com 21 professores doutores atuando em diversas pesquisas em diferentes conhecimentos geográfico. Estas pesquisas englobam áreas específicas da Geografia, como: Cultura, Sociedade, Economia, Turismo, Saúde, Infraestrutura, Cidade, Campo, Relevo, Clima, Solos, Recursos Hídricos, Estruturas Sociais, Movimentos Sociais, dentre outras.

Também podem ser pesquisas envolvendo regiões e territórios mais abrangentes como Geografia do Brasil, Geografia da Amazônia, Geografia do Cerrado e Ensino de Geografia; ou mesmo no desenvolvimento de técnicas e ferramentas de mapeamento e análise de dados. Também existem convênios de pesquisas que envolvem parceria com pesquisadores de outros países.

  • O Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional apresenta as marcas geográficas, históricas e arquitetônicas do Centro Histórico, com destaque para a importância da preservação e conservação;
  • A difusão de geotecnologias, que tem por objetivo disseminar na sociedade as aplicações e programas de computador utilizados nas análises geográficas, por meio, principalmente, de cursos;
  • Observatório Socioespacial do Covid-19 no Tocantins, com o objetivo de mapear e divulgar dados sobre o avanço da Covid-19 no Tocantins e seus impactos sociais;
  • Projeto Segundas-feiras Geográficas;
  • Estudos da Rede urbana tocantinense e Brasileira;
  • Estudos relacionados ao ensino no Tocantins;
  • Estudos relacionados ao planeamento territorial do Tocantins;
  • Estudos físicos sobre a geomorfologia, a hidrografia, a biogeografia e o clima do Tocantins.

 

Sisu e PSC 2021/1 

O ingresso no curso pode ocorrer por duas formas para este semestre 2021/1: Pelo Processo Seletivo Complementar (PSC) e pelo SIstema de Seleção Unificada (Sisu). Veja abaixo como proceder em cada um dos processos:

No Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1 as vagas ofertadas são divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As inscrições ocorrem de 29 de março a 5 de abril de 2021. É possível conferir detalhes da seleção no Edital de nº 192/2021; o interessado pode utilizar, por exemplo, nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020. Confira mais detalhes sobre o Processo Seletivo Complementar (PSC 2021/1), com 948 vagas para graduação, aqui.

No Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições abertas de 06 a 09 de abril, estão ofertadas vagas divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020. A inscrição deve ser feita no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do   dia   09 de  abril  de   2021, observado   o   horário   oficial   de   Brasília (DF), exclusivamente    pela    Internet,    por    meio    do    Portal    do    Sisu,    no    endereço http://sisu.mec.gov.br. Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui). Você confere mais detalhes sobre o ingresso via Sisu, que na UFT tem 947 vagas ofertadas para o semestre 2021/1, aqui.

Fim do conteúdo da página