Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Ciência da Computação oferta 20 vagas por meio do Sisu e 20 pelo PSC
SÓ VEM!

Curso de Ciência da Computação oferta 20 vagas por meio do Sisu e 20 pelo PSC

Por Cynthia Barreto | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 30 de Março de 2021, 11h44 | Última atualização em Terça, 30 de Março de 2021, 16h19

Com 20 vagas ofertadas por meio do Sistema de Seleção Simplificada (Sisu) e mais 20 vagas por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC), o curso de Ciência da Computação da UFT, Câmpus de Palmas, totaliza 40 vagas para o semestre 2021.1, que será cursado pelos acadêmicos em período integral.

De acordo com o coordenador do curso de Ciência da Comutação, Alexandre Tadeu Rossini, o profissional de Ciência da Computação formado na UFT geralmente sai empregado. O mercado de trabalho incorpora o profissional, seja localmente ou em outros mercados: “Na maioria das vezes, os profissionais trabalham como desenvolvedores ou analistas de sistemas. Há alguns exemplos de egressos trabalhando em empresas nacionalmente reconhecidas e também fora do Brasil. Outra opção é o egresso seguir carreira acadêmica, afinal o curso de Ciência da Computação tem forte apelo científico, o que possibilita ao formado fazer mestrado em algumas das melhores universidades do Brasil”, explica Alexandre.

Tadeu explica ainda que o curso de Ciência da Computação da UFT já está estabelecido, afinal existe desde a criação da UFT e o corpo docente é altamente qualificado, sendo quase em sua totalidade formado por doutores. “Outro importante diferencial é que a instituição proporciona aos acadêmicos a oportunidade de participar de projetos de pesquisa e extensão. Isso tudo faz com que os profissionais formados em Ciência da Computação pela UFT tenham grandes oportunidades e possam vislumbrar carreiras produtivas na área”, ressalta.

Colegiado

Atualmente, o curso conta com 22 professores efetivos que tiveram sua formação nas melhores universidades do Brasil e em universidades do exterior. Desses professores, 19 são doutores e 3 são mestres.

Pesquisa e Extensão

As principais linhas de pesquisa são desenvolvidas pelo colegiado estão na área de desenvolvimento de sistemas, inteligência artificial e otimização, análise de dados, banco de dados, engenharia de software, redes de computadores e computação gráfica.

Os professores do curso, em conjuntos com os alunos, desenvolvem pesquisa em inúmeras áreas da computação, o que possibilita forte produção científica com publicações de artigos e de livros. O professor Alexandre Rossini contextualiza o trabalho desenvolvido, exemplificando algumas ações realizadas pelo colegiado durante a pandemia. “Para citar um exemplo, já que estamos passando por uma pandemia, duas pesquisas sobre Covid-19 desenvolvidas recentemente no curso foram publicadas em importantes periódicos internacionais", ressalta.

I Fórum de Tecnologia da Informação (Foto: Talita Melz)

Sobre extensão, o projeto mais recente resultou em uma parceria com uma escola pública onde professores e alunos do curso ministrarão aulas de programação às crianças. Também há outros projetos sendo desenvolvidos e que o curso de Ciência da Computação têm parcerias estabelecidas com instituições públicas e privadas.

Sisu e PSC 2021/1

Pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a oferta das vagas é dividida nas modalidades de Ampla concorrência (AC), Ações Afirmativas UFT (subdivididas entre Indígenas e Quilombolas); e da Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas). As  inscrições  para  os  cursos,  cujas  vagas  serão  ofertadas  no  Processo  Seletivo Sisu-UFT 2021/1, devem ser realizadas no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do   dia   09 de  abril  de   2021, observado   o   horário   oficial   de   Brasília (DF), exclusivamente    pela    Internet,    por    meio    do    Portal    do    Sisu,    no    endereço http://sisu.mec.gov.br.

Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui).

Já no Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1, o Edital de nº 192/2021, abriu oficialmente o Processo Seletivo Complementar (PSC) referente ao semestre 2021/1. O interessado no ingresso em curso de graduação, via PSC na UFT, poderá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020.

O candidato tem duas oportunidades de ingressar na UFT! Só vem!

Confira algumas fotos de ações do colegiado de ciência da computação: