Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Letras oferta 40 vagas pelo PSC e Sisu, no Câmpus de Porto Nacional
SÓ VEM!

Curso de Letras oferta 40 vagas pelo PSC e Sisu, no Câmpus de Porto Nacional

Por Helô Pereira | Edição: Samuel Lima - Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 30 de Março de 2021, 09h28 | Última atualização em Terça, 30 de Março de 2021, 16h04

A Licenciatura em Letras, no Câmpus da UFT em Porto Nacional, é uma graduação que possibilita diversas oportunidades para o egresso. O curso está sendo ofertado pelo Câmpus de Porto Nacional, com distribuição de 40 vagas para o semestre 2021/1, sendo 20 pelo Processo Seletivo Complementar (PSC), que está com inscrições abertas até 5 de abril; e outras 20 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (MEC),  cujas insccrições serão abertas dia 6 de abril.

As linhas de pesquisa exploradas durante a graduação estão organizadas de acordo com as áreas do saber específicas trabalhadas no curso: Literatura, Linguística e Educação/Ensino. Estas áreas são trabalhadas também o Mestrado em Letras - uma opção para o egresso após a conclusão do curso de graduação.

O aluno vai ser guiado pelo corpo docente composto por 25 docentes, sendo 19 com doutorado e seis com mestrado.

O principal programa de extensão do curso é o Centro de Estudo Continuado em Letras Linguística e Artes (Ceclla),  programa que envolve várias atividades, sendo a principal dela a oferta de cursos de línguas para a comunidade portuense. Confira, abaixo, algumas imagens da atividade:

Formar professores é o mote principal

O curso de Licenciatura em Letras, seja português ou inglês, tem como prioridade formar docentes para o ensino básico. Entretanto, o licenciado em Letras pode atuar como docente em cursos de diversos formatos e também de forma autônoma. O trabalho do revisor de textos é bastante procurado, tanto por empresas como por particulares. O revisor é o profissional que corrige textos em diferentes aspectos. O licenciado pode ser contratado por editoras, websites, jornais e revistas. O licenciado em Letras encontra também bom campo como editor de livros e artigos.

A coordenadora do curso, Marisa Souza Neres, comenta acerca da estrutura e a eficiência da universidade. “Temos estrutura e reconhecimento de uma universidade pública federal, atuando especialmente com a diversidade cultural. Nossos alunos vêm de cidades grandes e pequenas, zona rural, aldeias e quilombos, bem como de diversas partes do país. Temos professores de diferentes estados e com experiência transdisciplinar e diferentes línguas (alemão, inglês, francês, espanhol)
Além disso tudo, temos habilitação em português e em inglês. Ao final de uma das duas licenciaturas, o estudante pode obter a segunda licenciatura na outra língua em espaço de tempo bem menor.”, afirma Marisa.

Sisu e PSC 2021/1

Pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a oferta das vagas é dividida nas modalidades de Ampla concorrência (AC), Ações Afirmativas UFT (subdivididas entre Indígenas e Quilombolas); e da Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas). As  inscrições  para  os  cursos,  cujas  vagas  serão  ofertadas  no  Processo  Seletivo Sisu-UFT 2021/1, devem ser realizadas no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do   dia   09 de  abril  de   2021, observado   o   horário   oficial   de   Brasília (DF), exclusivamente    pela    Internet,    por    meio    do    Portal    do    Sisu,    no    endereço http://sisu.mec.gov.br.

Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui).

Já no Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1, o Edital de nº 192/2021, abriu oficialmente o Processo Seletivo Complementar (PSC) referente ao semestre 2021/1. O interessado no ingresso em curso de graduação, via PSC na UFT, poderá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020.

O candidato tem duas oportunidades de ingressar na UFT! Só vem!