Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Você pode se formar na UFT e ser um(a) Cientista Social: temos vagas!
Início do conteúdo da página
É FASCINADO(A) POR SOCIEDADES E CULTURAS?

Você pode se formar na UFT e ser um(a) Cientista Social: temos vagas!

Por Gihane Scaravonatti | Publicado: Terça, 30 de Março de 2021, 23h29 | Última atualização em Quarta, 31 de Março de 2021, 16h39

Você é daquelas pessoas que gostam de observar e analisar a sociedade, sua dinâmica, conflitos, movimentos...? Opa! Talvez você tenha o perfil para ser Cientista Social. O profissional formado em Ciências Sociais investiga e analisa as sociedades e culturas, atento aos elementos que identificam, por exemplo, hábitos e costumes e as relações estabelecidas entre indivíduos, famílias, grupos e instituições. 

Licenciatura em Ciências Sociais: formando gente que nos ensina a pensar sobre (a) gente

O Curso de Licenciatura em Ciências Sociais (turno noturno) da UFT está localizado no Câmpus de Tocantinópolis. Para se formar na profissão, são necessários 4 anos de estudo (8 semestres letivos). Os conteúdos estudados são, principalmente, os da área de Ciências Humanas - como Sociologia, Antropologia, História, Política, Geografia, entre outros. Quer conhecer todas as disciplinas ofertadas pela grade do Curso, para ver se você se identifica com os assuntos abordados? Clique aqui.

Ter interesse pelas questões sociais dos indivíduos e desejar, ainda, contribuir para o seu desenvolvimento faz parte da conduta dos profissionais das Ciências Sociais. E, aqueles que optam pela licenciatura também trazem essas contribuições para as salas de aula, na formação, em especial, de adolescentes - ajudando-lhes a ampliar suas visões de mundo e a refletirem criticamente sobre as dinâmicas de povos e sociedades.  "Sendo uma licenciatura, nossa maior missão, no Curso, é formar professores de Sociologia para atuarem com alunos de Ensino Médio, e é este o principal campo de atuação de nossos egressos ", ressalta o coordenador, Wellington da Silva Conceição. 

Mercado de trabalho

Os alunos licenciados em Ciências Sociais na UFT inserem-se, geralmente, no ensino de Sociologia em escolas e universidades, públicas e privadas. No entanto, a formação no Curso abre, ainda, outras possibilidades de atuação profissional: "Além das disciplinas do eixo da licenciatura, os alunos recebem formação nestas três áreas do saber: Sociologia, Ciência Política e Antropologia. Portanto, nossos egressos podem atuar também em tais áreas, principalmente se desejarem um complementação nos estudos, por meio da pós-graduação", explica Wellington.

O coordenador também destaca a possibilidade de o aluno formado se inserir em projetos de pesquisa, organizados, por exemplo, por empresas privadas, pelo Estado ou Organizações Não Governamentais (ONGs). "E, voltando à questão do mercado para o licenciado - ou seja, para o exercício de professor -, o ensino de Sociologia, apesar de ter perdido a obrigatoriedade no currículo nacional, a partir da reforma de 2017, em alguns Estados se manteve a disciplina nas escolas: é o caso do Tocantins", frisa. 

 

Inscreva-se no PSC 2021/1

Uma das possibilidades de ingresso no Curso de Licenciatura em Ciências da UFT/Câmpus de Tocantinópolis é por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1. São ofertadas 20 vagas para o Curso, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As inscrições ocorrem até 5 de abril de 2021

Confira mais detalhes na matéria Lançado edital do Processo Seletivo Complementar (PSC 2021/1) com 948 vagas para graduação

Inscreva-se no SiSU 2021/1

Outra chance de ingresso é via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições abertas de 06 a 09 de abril. Para a Licenciatura em Ciências Sociais/Câmpus de Tocantinópolis, são também ofertadas 20 vagas, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020.

Confira mais detalhes na matéria UFT divulga oferta de 947 vagas para graduação via SiSU 2021/1.

Fim do conteúdo da página