Página inicial > Últimas Notícias > Licenciatura em Pedagogia no Câmpus de Palmas oferta 40 vagas via PSC e Sisu 2021/1
Só Vem

Por Caroline Falcão | Publicado: Segunda, 29 de Março de 2021, 18h06 | Última atualização em Terça, 30 de Março de 2021, 15h54

O curso de Licenciatura em Pedagogia, ofertado no Câmpus de Palmas, tem duração de 9 semestres e conta com um time de professores preparados para proporcionar um ensino de qualidade. O curso está ofertando 40 vagas, sendo 20 vagas pelo Processo Seletivo Complementar (PSC) e outros 20 por meio do Sistema Seletivo Unificado (Sisu), para 2021/1.

Atualmente, o curso conta com 25 docentes, dentre eles, 7 possuem pós-doutorado, 13 doutores, 5 mestres – sendo que 3 desses estão processo de doutoramento. Durante a graduação, os alunos têm a oportunidade de participar de diversos projetos de extensão e pesquisas, dentre eles podemos destacar projetos de Programa Institucional de Bolsa em Iniciação à Docência - Pibid e participação no Programa de Educação Tutorial (PET).

Mercado de Trabalho

O egresso de Pedagogia poderá atuar em diversas frentes do conhecimento pedagógico. O Projeto Político Pedagógico do curso define, na grade curricular, que o pedagogo pode trabalhar na Educação Infantil, na primeira fase do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano) e nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio.

De acordo com a professora do curso de Pedagogia, Dilsilene Santana, o objetivo da graduação é formar professores para exercer funções docentes na Educação Infantil e nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de formação de professores em nível médio, atuação na área de serviços e apoio escolar da educação profissional e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. "Também é possível exercer cargos em Gestão Escolar, ambientes jurídicos, empresariais ou qualquer outro local que necessite do conhecimento pedagógico", destaca.

Sisu e PSC 2021/1

O ingresso no curso pode ocorrer por duas formas para este semestre 2021/1: Pelo Processo Seletivo Complementar (PSC) e pelo SIstema de Seleção Unificada (Sisu). Veja abaixo como proceder em cada um dos processos:

No Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1 a oferta de vagas é dividida nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As inscrições ocorrem de 29 de março a 5 de abril de 2021. É possível conferir detalhes da seleção no Edital de nº 192/2021; o interessado pode utilizar, por exemplo, nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020. Confira mais detalhes sobre o Processo Seletivo Complementar (PSC 2021/1), com 948 vagas para graduação, aqui.

No Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições abertas de 06 a 09 de abril, as vagas estão divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020. A inscrição deve ser feita no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do   dia   09 de  abril  de   2021, observado   o   horário   oficial   de   Brasília (DF), exclusivamente    pela    Internet,    por    meio    do    Portal    do    Sisu,    no    endereço http://sisu.mec.gov.br. Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui). Você confere mais detalhes sobre o ingresso via Sisu, que na UFT tem 947 vagas ofertadas para o semestre 2021/1, aqui.