Página inicial > Últimas Notícias > Curso de jornalismo oferece 20 vagas por meio do Sisu e 20 pelo PSC 2021.1
SÓ VEM!

Curso de jornalismo oferece 20 vagas por meio do Sisu e 20 pelo PSC 2021.1

Por Cynthia Barreto | Publicado: Segunda, 29 de Março de 2021, 17h55 | Última atualização em Segunda, 29 de Março de 2021, 17h55

Este ano completa estes 25 anos de criação no Estado. Ele nasceu primeiro como Unitins

O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) oferta 20 vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021.1, as inscrições podem ser feitas até o dia 09 de abril. Também são ofertadas mais 20 vagas por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021.1 e as inscrições seguem abertas até o dia 5 de abril. Os acadêmicos que entrarem por estas seleções estudarão no período noturno.

De acordo com a coordenadora do curso de jornalismo da UFT, Valquíria Guimarães, o campo de atuação do Jornalista é bem vasto, vai desde as mídias tradicionais: Rádio, TV, Jornal, Sites, Assessorias de Comunicação/Imprensa, até o empreendedorismo, sendo o jornalista dono do seu próprio negócio de comunicação. O trabalho do jornalista envolve criatividade, disposição e compromisso com a informação. Independente da área que ele vai atuar. O jornalista é um curador da informação.

1º Encontro de Egressos Jornalismo UFT. Novembro 2018. (Foto:Coordenação do curso de Jornalismo)

O curso de jornalismo da UFT é um dos poucos do Estado e região. Este ano completará 25 anos de existência e 20 anos que formou a primeira turma de jornalistas. “O nosso quadro de professores é muito qualificado, praticamente todos são doutores e já quase a metade com pós-doutorado. Temos professores formados por diversas escolas de jornalismo no país, com experiências diversas do olhar jornalístico como professores e profissionais da área. Além dos professores jornalistas também temos professores de outras áreas como Psicologia, Sociologia, Filosofia, Letras, História, Comunicação Visual, Relações Públicas, que proporcionam uma formação humanista extremamente necessária ao jornalista, pois a universidade não está para formar técnicos e sim para forma o jornalista na sua totalidade, no seu aspecto humanitário, na sua relação com a sociedade, na sua preocupação ética e social. Pensamos no papel social/cidadão do jornalista que é algo inerente à profissão”, explica a coordenadora do curso.

Colegiado

Hoje o curso conta com 22 professores efetivos e três colaboradores. Deste total de 25 professores, temos 22 doutores e três doutorandas.

Pesquisa

As linhas de pesquisas podem ser as mais diversas, pois o Jornalismo trabalha com todas as áreas. Neste momento o curso desenvolve pesquisas nas áreas de jornalismo e trabalho; jornalismo e cidadania; jornalismo e direitos humanos; jornalismo e saúde; jornalismo e psicologia.

Abaixo está listado algumas pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pelo curso:

- As Relações de Comunicação e as Condições de Trabalho de Jornalistas em Arranjos Alternativos às Corporações de Mídia;

- O Trabalho de Professores e Professoras de Jornalismo em Tempos de Pandemia

- Os critérios de Noticiabilidade do Jornalismo Hiperlocal no Twitter: análise de perfis tocantinenses

- Hiperlocalismo e Jornalismo Móvel Digital: análise de apps jornalísticos do Estado do Tocantins

- Educação na Cibercultura: proposta de aplicativo como facilitador no processo de ensino e aprendizagem

- A Mídia Regional na Era Online - mapeamento dos veículos de comunicação no estado do Tocantins

Projetos de Extensão

Entre os projetos de extensão desenvolvidos pelo colegiado estão os seguintes:

- Aplicativo Mais Um Dia - que é um aplicativo voltado para cuidados preventivos com a Saúde Mental. É uma parceria com as áreas de saúde, psicologia, medicina e enfermagem.

- Através do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Práticas Jornalística (Nujor) existem vários programas e Projetos de Extensão:

- Programa Nujor

- Programa Pegadas - Agência de Conteúdos jornalísticos e inovação - Pegadas em Ação

- Projeto Conexão Lusófona -  projeto internacional com Portugal e Cabo Verde - que busca através da língua portuguesa formar entre os países de língua portuguesa um Clube de Jornalismo para produções jornalísticas em conjunto.

- Jornalismo e Direitos Humanos - atuando na grande área de proteção dos Direitos Humanos - parceria com o Centro de Direitos Humanos de Cristalândia e ABen (Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Tocantins).

- Seminários de Jornalismo

Sisu e PSC

Pelo Sisu a oferta das vagas é dividida nas modalidades de Ampla concorrência (AC), Ações Afirmativas UFT (subdivididas entre Indígenas e Quilombolas); e da Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas). As  inscrições  para  os  cursos,  cujas  vagas  serão  ofertadas  no  Processo  Seletivo Sisu-UFT 2021/1, devem ser realizadas no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do   dia   09 de  abril  de   2021, observado   o   horário   oficial   de   Brasília (DF), exclusivamente    pela    Internet,    por    meio    do    Portal    do    Sisu,    no    endereço http://sisu.mec.gov.brTodos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui).

Já no PSC 2021/1, o Edital de nº 192/2021, abrem hoje (29) o Processo Seletivo Complementar (PSC) referente ao semestre 2021/1. O interessado no ingresso em curso de graduação, via PSC na UFT, poderá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020.

O candidato tem duas oportunidades de ingressar na UFT! Só vem!

Confira algumas fotos de ações do curso de Jornalismo:

marcador(es): Palmas,Home,Jornalismo