Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Direito está entre os cursos mais procurados pelos alunos interessados em ingressar na UFT
Início do conteúdo da página
Só Vem

Direito está entre os cursos mais procurados pelos alunos interessados em ingressar na UFT

Por Caroline Falcão | Publicado: Domingo, 28 de Março de 2021, 18h28 | Última atualização em Quarta, 31 de Março de 2021, 09h26

O curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT) está entre os primeiros em número de inscrições pelos processos seletivos de ingresso na instituição, ficando atrás somente dos cursos de Medicina em Palmas e Araguaína. Também não é para menos, pois, além da formação em Direito ser uma preferência dos estudantes, o curso da UFT é atualmente o único do Tocantins com o selo de qualidade da Ordem dos Advogados do Brasil "OAB Recomenda".

Os critérios utilizados pela OAB na escolha das Universidades agraciadas são a aprovação dos egressos no Exame da Ordem e também o desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A UFT vem recebendo o selo já por três vezes seguidas, sendo que a avaliação ocorre a cada três anos, a última premiação foi em 2019.

O curso de Direito da UFT tem duração de 5 anos (10 semestres), com turmas matutinas e noturnas, e conta com um quadro de 25 professores, maior parte doutores, apenas quatro são mestres, porém em processo de doutoramento. A formação da universidade está voltada para as atividades na área jurídica, com aplicação e desenvolvimento de pesquisa e inovação tecnológica; desenvolvimento da capacidade empreendedora nos variados ramos do direito; atuação na carreira jurídica, tanto no setor privado, como no setor público; intervenção em procedimentos relacionados ao setor jurídico especialmente em atividades ambientais e que tratem de questões agrícolas e indigenistas; atuação em atividades de turismo e as relacionadas ao desenvolvimento regional sustentável, no trato de questões jurídicas atinentes ao tema, entre outras.

O coordenador do curso de Direito da UFT, Vinícius Marques, esclarece que a formação é em bacharel em Direito, tendo o concluinte como opção a atuação como advogado por meio da aprovação no exame da OAB. "Após a conclusão do curso, o aluno pode optar seguir um caminho da carreira que achar melhor ou o mais conveniente para ele, de acordo com o seu perfil, seja atuando em órgãos governamentais jurídicos, na advocacia ou até mesmo na docência", destaca. "Temos também muitos acadêmicos que procuram o Direito como uma segunda formação em complementação a uma outra concluída, como no caso de contadores, administradores, jornalistas, economistas, entre outros", acrescenta.

Mercado de Trabalho
O bacharel em Direito possui um vasto campo de atividades, entre elas a atuação como advogado autônomo, no serviço público, em empresas particulares e instituições financeiras. Os especialistas em Direito atuam na elaboração de contratos, formação e dissolução de sociedades, ações civis, penais, comerciais e trabalhistas. O Mercosul atualmente e o estreitamento das relações de comércio do Brasil com os países vizinhos, surge como importante área do Direito Internacional. Pode também, por concurso público, ingressar na carreira de delegado de polícia, promotor ou juiz de direito, defensor público, Procurador, diplomata, além de outras áreas do serviço público. No ensino, pode atuar como professor, pesquisador e doutrinador. Ressalta-se, porém que o perfil do curso prioriza a formação de um cidadão ético, com visão sócio-cultural, capaz de absorver e acompanhar os avanços tecnológicos, os movimentos sociais e principalmente de influenciar e contribuir ativamente na realidade regional, nacional e mundial que o cerca.

Sisu e PSC 2021/1 

O ingresso no curso de Direito do Câmpus de Palmas pode ocorrer por duas formas para este semestre 2021/1: Pelo Processo Seletivo Complementar (PSC) e pelo SIstema de Seleção Unificada (Sisu). Veja abaixo como proceder em cada um dos processos:

No Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1 o curso oferta dez vagas, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As inscrições ocorrem de 29 de março a 5 de abril de 2021. É possível conferir detalhes da seleção no Edital de nº 192/2021; o interessado pode utilizar, por exemplo, nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020. Confira mais detalhes sobre o Processo Seletivo Complementar (PSC 2021/1), com 948 vagas para graduação, aqui.

No Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições abertas de 06 a 09 de abril, estão ofertadas outras dez vagas para o curso de Enfermagem. Estas vagas estão divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020. A inscrição deve ser feita no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do   dia   09 de  abril  de   2021, observado   o   horário   oficial   de   Brasília (DF), exclusivamente    pela    Internet,    por    meio    do    Portal    do    Sisu,    no    endereço http://sisu.mec.gov.br. Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui). Você confere mais detalhes sobre o ingresso via Sisu, que na UFT tem 947 vagas ofertadas para o semestre 2021/1, aqui.

registrado em:
marcador(es): Palmas,Direito,Home
Fim do conteúdo da página