Página inicial > Últimas Notícias > Conheça o Curso de Enfermagem, em Palmas, que oferta 20 vagas pelo Sisu e PSC 2021/1
SÓ VEM!

Por Bruna Santos | Edição: Samuel Lima | Publicado: Sexta, 26 de Março de 2021, 18h25 | Última atualização em Segunda, 29 de Março de 2021, 12h02

Com conceito 4 no Ministério da Educação (MEC), o curso de Enfermagem da UFT no Câmpus de Palmas também ganha destaque pela qualidade na estrutura do quadro docente, composto por 28 professores, onde 50% são doutores e os outros 50% possuem qualificação de mestres. Para o semestre 2021/1, o bacharelado oferta 20 vagas, dez pelo Processo Seletivo Complementar (PSC) e outras dez vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu); nos dois processos o ingresso se dará com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (veja mais detalhes ao final do texto).

Os graduados em Enfermagem podem atuar em diferentes frentes, como: Ensino em cursos técnicos de enfermagem - Pesquisa - Gestão de serviços de saúde; vigilância epidemiológica; vigilância sanitária; serviços e controle de infecção hospitalar - programas de saúde - coordenação de serviço de enfermagem - atendimento pré-hospitalar em atendimento de suporte avançado de vida - serviço aeromédicos, entre diversas outras, incluindo empreendedorismo em clínicas de home care, práticas integrativas, vacinas, etc.

O curso também oferece oportunidade internacional de trabalho por meio da parceria com empresa Alemã de gerenciamento de recursos humanos da saúde para atuação em hospitais, onde atualmente, cerca de 12 enfermeiros egressos da UFT já estão atuando.

Confira algumas imagens de ações e momentos do curso:

Excelência do corpo docente e projetos

Segundo a professora, Juliana Bertho, " O curso de Enfermagem da UFT é um curso gratuito em universidade pública, único do Estado do Tocantins com conceito 4 no MEC, com docentes com formação de excelência em diversas áreas do cuidado, buscando com que o aluno tenha uma excelente formação generalista, humanista estimulando sua participação desde os primeiros períodos nas atividades de extensão e pesquisa, para melhor desempenho técnico científico e político", afirma, uma das integrantes do colegiado de Enfermagem.

Pesquisa e extensão
  • Estes são alguns dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq:
  • Grupo de Pesquisa e Estudos em Saúde da Mulher (Grupesm);
  • Grupo de Pesquisa Envelhecimento e Cuidado - Gpec;
  • Grupo de Estudos e pesquisas em saude da criança (Gepesc);
  • Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (Gepes);
  • Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino em Saúde na Amazônia Legal;
  • Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Feridas (GEPF/UFT).

Conheça alguns dos Projetos de Extensão que mais se destacam:

• Prevenção de Agravos e Promoção da Saúde em Comunidades Quilombolas do Tocantins;
  • Projeto Lua de Luz - destinado às gestantes;
  • Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, com foco na Interprofissionalidade;
  • Projeto Imuniza Adolescente;
  • Projeto Sexualidade Responsável;
  • Atualização em Ventilação Mecânica - Ênfase em Covid;
  • Projeto Que Mancha é Essa? - De olho na Hanseníase;
  • Escuta Solidária
Sisu e PSC 2021/1

O ingresso no curso de Enfermagem do Câmpus de Palmas pode ocorrer por duas formas para este semestre 2021/1: Pelo Processo Seletivo Complementar (PSC) e pelo SIstema de Seleção Unificada (Sisu). Veja abaixo como proceder em cada um dos processos:

No Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1 o curso oferta dez vagas, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As inscrições ocorrem de 29 de março a 5 de abril de 2021. É possível conferir detalhes da seleção no Edital de nº 192/2021; o interessado pode utilizar, por exemplo, nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020. Confira mais detalhes sobre o Processo Seletivo Complementar (PSC 2021/1), com 948 vagas para graduação, aqui.

No Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições abertas de 06 a 09 de abril, estão ofertadas outras dez vagas para o curso de Enfermagem. Estas vagas estão divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020. A inscrição deve ser feita no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do   dia   09 de  abril  de   2021, observado   o   horário   oficial   de   Brasília (DF), exclusivamente    pela    Internet,    por    meio    do    Portal    do    Sisu,    no    endereço http://sisu.mec.gov.br. Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui). Você confere mais detalhes sobre o ingresso via Sisu, que na UFT tem 947 vagas ofertadas para o semestre 2021/1, aqui.

marcador(es): Prograd,Sisu,Home,PSC,Enfermagem