Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Arraias inaugura moradia estudantil e usina fotovoltaica
infraestrutura

Câmpus de Arraias inaugura moradia estudantil e usina fotovoltaica

Por Daniel dos Santos | Fotos: Raquel Nascimento - Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 26 de Março de 2021, 12h49 | Última atualização em Sexta, 26 de Março de 2021, 16h08

O Câmpus de Arraias inaugurou diversas obras nesta quinta-feira (25). São elas:

a) Casa do Estudante "Renarly Gáspio dos Santos";
b) Usina Fotovoltaica;
c) Setor de Acessibilidade Informacional;
d) Unidade de Apoio ao Estudante;
e) Corredor Cultural;
f) Acessibilidade externa - Rampas de acesso ao Bloco Logístico e Administrativo;.
g) Assinatura da Ordem de Serviço do Laboratório de Gastronomia;
h) Acessibilidade externa e interna- rampa de acesso ao BALA , pisos táteis na Biblioteca e Bloco Integrado.

O diretor do Câmpus, Tony de Jesus, explica que a escassez de recursos financeiros fez com que a gestão priorizasse a implantação de mecanismos sólidos de permanência dos estudantes vulneráveis financeiramente.: "Estamos trabalhando para uma infraestrutura melhor de permanência dos estudantes, assim como melhor infraestrutura de trabalho para professores e técnicos administrativos".

O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, explica que as inaugurações fazem parte do que foi projetado para todos os câmpus: "São benfeitorias que irão colaborar bastante com o desenvolvimento e desempenho dos cursos. É um trabalho que temos feitos em todos os câmpus, como parte do nosso compromisso firmado no plano de gestão".

Entre as obras inauguradas, algumas foram concluídas ao fim de 2019, e já estavam em uso. Destaca-se a moradia e a unidade apoio ao estudante, como base de atendimento às necessidades emergenciais. Além da infraestrutura com acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais, inclusive para uso pelo público externo.

Com a economia gerada pela Usina Fotovoltaica, o recurso antes gasto com o consumo de energia elétrica será utilizado para atividades finalísticas.

O diretor acrescenta que em breve será implantado também o laboratório de gastronomia, que se insere no contexto da cadeia produtiva da região, que é muito rica, por conta do Cerrado.

Estrutura

A Usina Fotovoltaica tem estimativa de economia mensal na fatura de energia no valor de R$ 7.318,08, totalizando anualmente em R$ 87.816,96. O valor investido é de R$ 448.754,64, com tempo de retorno investimento previsto para cinco anos. A economia anual nos seis campus será de R$ 583.982,78, assim que todas as usinas estiverem em funcionamento.

Setor de Acessibilidade Informacional: Trata-se de salas na biblioteca voltadas para acessibilidade, tal qual disponível em alguns outros câmpus.

Acessibilidade externa: rampas de acesso ao Bloco Logístico e Administrativo: As passarelas do campus foram executadas parte pelo contrato do Plano Integrado, de 2014, e parte pelo de reforma, executado em 2016.

Acessibilidade externa e interna: rampa de acesso ao Bala, pisos táteis na Biblioteca e Bloco Integrado. As passarelas foram executadas há alguns anos. A primeira intervenção foi em 2016. A última foi feita pelo contrato da Biblioteca, no qual foram executadas as rampas entre esta e o Bala, bem como a drenagem.