Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Nutrição, no Câmpus de Palmas, dispõe de 40 vagas via PSC e Sisu
Início do conteúdo da página
SÓ VEM!

Curso de Nutrição, no Câmpus de Palmas, dispõe de 40 vagas via PSC e Sisu

Por Samuel Lima | Publicado: Segunda, 29 de Março de 2021, 08h00 | Última atualização em Segunda, 29 de Março de 2021, 16h42

O único curso superior de Nutrição presencial no Tocantins está com 40 vagas disponíveis para ingresso por duas formas na Universidade Federal do Tocantins: pelo Processo Seletivo Complementar (PSC) e também pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu); os dois sistemas aceitam notas do Exame Nacional do Ensino Médio, e o ingresso é referente ao semestre 2021/1. Veja ao final da página como se inscrever neste curso, que é ofertado no Câmpus de Palmas.

O bacharelado em Nutrição iniciou as atividades em agosto de 2009 e é um curso integral, com previsão de oito semestres de estudos (ou 3.405 horas de aula) para sua conclusão. Segundo a coordenadora, professora Tatiana Evangelista, o corpo docente tem 23 professores, 19 com doutorado, dois afastados para doutoramento e dois professores mestres.

O formado em Nutrição tem um campo de atuação bem diverso, como é possível conferir abaixo:

  • Nutrição para Coletividade Sadia;
  • Nutrição Clínica;
  • Alimentação para Coletividades;
  • Ciência e Tecnologia de Alimentos;
  • Nutrição Social;
  • Food-Service (serviço de alimentação destinada à coletividade sadia, profissional nutricionista que é o responsável pela supervisão, organização e confecção de cardápios nutricionalmente balanceados para a população em geral);
  • Home-Care (serviço especializado que presta assistência no domicilio);
  • Atividades em Academias Esportivas;
  • Personal-Diet ( reeducação alimentar com a elaboração de dietas individualizadas e/ou atendimento familiar, orientando cardápios direcionados à toda família);
  • Consultoria e Marketing.

 

Perfil do Egresso

O nutricionista é um profissional de saúde, legal e tecnicamente habilitado para planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar serviços de alimentação e nutrição. Atua na educação nutricional e na assistência à coletividade ou a indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas ou privadas, em equipes multidisciplinares e interdisciplinares, bem como em pesquisa de qualquer natureza relacionada à alimentação e nutrição. Cabe ainda ao profissional a assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e em consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas. Considerando que o objeto de trabalho do profissional nutricionista é o ser humano (sadio ou enfermo), de forma individual ou coletiva, tendo como base o alimento que fornece os princípios nutricionais necessários à promoção, manutenção ou recuperação da saúde bem como os aspectos bio-psicológicos e sócio-educacionais que envolvem a relação desses elementos, o objetivo principal deste curso é oferecer na formação de nutricionistas conhecimentos e habilidades para a exata compreensão global do Homem (ser bio-psico-social e espiritual); do Alimento, em sua natureza e processo de transformação, e da relação Homem/Alimento/Meio Ambiente.

Fonte: Página do curso

Projetos de Pesquisa e Extensão

O curso de Nutrição tem, de acordo com a coordenação, 136 projetos de pesquisa cadastrados, além de mais de mais de 30 projetos de extensão e também ligas acadêmicas ligadas ao curso, e que se tornam também oportunidades para que o aluno possa exercitar a extensão durante a estada no curso.

Entre os grupos de pesquisa, listam-se o de Promoção e educação em saúde, de Pesquisa em Nutrição, Alimentação e Saúde Coletiva (GPNASC), de Ciência e Tecnologia de Alimentos, de Pesquisa e Estudo em Nutrição do Esporte e Metabolismo  (GPENEM), de Estudos e Pesquisas em Segurança Alimentar e Nutricional  (Gepsan), de Terapia nutricional, epigenética e câncer (Teneca), de Envelhecimento Humano (Pro-Gero), e de Obesidade e alterações metabólicas além do Laboratório de Ciências Básicas e da Saúde, e os núcleos de Estudos em Assuntos Indígenas (Neai) e o  Interdisciplinar em Saúde (Nisa). Confiram quem são os professores coordenadores dos grupos de pesquisa nesta página do curso.

Entre os projetos de extensão, citam-se os Centros Colaboradores de Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecane/UFT), o projeto de Promoção da saúde e discussão sobre o uso do álcool na ós-Akwe-Xerente (aldeias Salto, Porteira e Funil): através da valorização da cultura e da interconexão de saberes (biomédico e tradicional indígena); projeto de Atendimento clínico-nutricional ambulatorial aos servidores da Universidade Federal do Tocantins; projeto de Preparação de peças anatômicas para implementação do Museu de Morfologia da UFT; e a Liga Acadêmica de Terapia Nutricional

Conheça um pouco mais do curso

A coordenadora do Curso de Nutrição, professora Tatiana Evangelista, apresentou o curso durante uma live promovida pela Superintendência de Comunicação da UFT em conjunto com a Direção do Câmpus de Palmas. Confira, abaixo, a apresentação em que ela fala do que é o curso, suas atividades de pesquisa, extensão, sobre o mercado de trabalho e as possibilidades para o egresso, laboratórios e também os diferenciais do curso. Confira:

 

 

Sisu e PSC 2021/1

Pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a oferta das vagas é dividida nas modalidades de Ampla concorrência (AC), Ações Afirmativas UFT (subdivididas entre Indígenas e Quilombolas); e da Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas). As  inscrições  para  os  cursos,  cujas  vagas  serão  ofertadas  no  Processo  Seletivo Sisu-UFT 2021/1, devem ser realizadas no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do   dia   09 de  abril  de   2021, observado   o   horário   oficial   de   Brasília (DF), exclusivamente    pela    Internet,    por    meio    do    Portal    do    Sisu,    no    endereço http://sisu.mec.gov.br.

Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui).

Já no Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1, o Edital de nº 192/2021, abriu oficialmente o Processo Seletivo Complementar (PSC) referente ao semestre 2021/1. O interessado no ingresso em curso de graduação, via PSC na UFT, poderá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020.

O candidato tem duas oportunidades de ingressar na UFT! Só vem!

 

registrado em:
marcador(es): Nutrição,Prograd,Sisu,Home,PSC
Fim do conteúdo da página