Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PSC e Sisu 2021/1 têm 40 vagas para a Licenciatura em Letras, no Câmpus de Araguaína
Início do conteúdo da página
SÓ VEM!

PSC e Sisu 2021/1 têm 40 vagas para a Licenciatura em Letras, no Câmpus de Araguaína

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 25 de Março de 2021, 15h37 | Última atualização em Sexta, 26 de Março de 2021, 15h31

O Curso de Letras forma professores em duas habilitações diferentes - Português e Inglês, e respectivas literaturas. Localizado no Câmpus da UFNT/UFT em Araguaína, o curso é um dos mais antigos do Estado - remonta a 1985, ainda quando nem existia, oficialmente, o Estado do Tocantins. O curso ajudou a alavancar a educação superior na região Norte do Estado - ainda na década de 80 -, e desde então tem marcado a história da educação superior no Tocantins. A graduação oferta ingresso, para o semestre 2021/1, por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC) e também via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), um total de 40 vagas - 20 em cada processo.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Miliane Moreira Cardoso Vieira, "o curso possui professores comprometidos com o ensino de qualidade, fazendo com que os alunos desenvolvam o senso crítico, a partir de fundamentações teórico-práticas, levando o acadêmico a refletir criticamente sobre questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários, e ao ensino, compreendendo que a formação docente é um processo contínuo, ocorrendo de forma autônoma, coletiva e permanente."

Corpo docente e infraestrutura

O corpo docente é composto por 22 professores doutores, dois professores mestres em processo de doutoramento e uma docente mestranda. Você pode conferir a lista de docentes do curso na página do curso, no Portal da UFT.

Em termos de infraestrutura, o curso conta com salas climatizadas com capacidade para 40 estudantes (cada uma); Laboratório de Informática da Letras e Laboratório de Línguas Indígenas; e salas administrativas (dos professores e das coordenações unificadas, onde ocorrem atendimentos ao público).

De acordo com a coordenadora, o profissional formado no curso de Letras tem habilitação para atuar nos ensinos Fundamental e Médio, como professor de Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas ou Língua Inglesa e suas respectivas literaturas. "Além de trabalhar com a docência, o egresso do curso pode atuar em outros segmentos que envolvam a área da linguagem, com questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários", completou Miliane.  

E o que dizem os egressos?

  


 

Linhas de pesquisa

De acordo com a coordenação, as atividades de pesquisa e extensão do curso de Letras do Câmpus de Araguaína concentram-se nas áreas dos estudos linguísticos e literários, principalmente. Segundo Miliane, "na habilitação de Língua Portuguesa estão organizadas nas linhas de pesquisa: Linguística Aplicada ao Ensino e Aprendizagem da Língua Materna; Teorias do Texto e do Discurso; Língua, Cultura e Identidade; Literatura e Ensino; Literatura, Identidade e Meio Ambiente; Literatura e outras Textualidades; e Literatura Comparada". Na habilitação de Língua Inglesa, as linhas de pesquisa organizam-se em torno de Estudos Fonéticos e Fonológicos; Formação Identitária do Professor; Letramento Crítico aplicado ao ensino de LI; Língua, Cultura e Identidade; e Linguística Aplicada ao Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa; Antologias e a Formação do Cânone Literário; Literaturas Africanas e Afrodescendentes em Língua Inglesa; Literatura Comparada; Literatura e Ensino; Literatura e outras Textualidades; e Prática de Escrita Criativa e Ensino.

Projetos de Extensão

Já na extensão, acadêmicos e docentes podem trabalhar de modo conjunto com a comunidade, ofertando cursos, programas ou projetos de extensão. A coordenadora Miliane frisa que a graduação é muito atuante no oferecimento dessas atividades e destaca os projetos:

Habilitação em Língua Portuguesa

  • Apoio Pedagógico à Educação Escolar Indígena Apinayé/Krahô;
  • Projeto Além da Leitura, Escritores(as) e a Literatura Tocantinense,
  • Observatório de políticas públicas e inovações tecnológicas para o livro e a leitura;
  • Projeto Colmeia Literária, Arte no Câmpus I: Poesia;
  • A língua e a cultura latina: estudos gramaticais, linguísticos e literários.

Habilitação de língua inglesa

  • Thinking Beyond the Classroom- Formação com Professores de Língua Inglesa da Região;
  • English workshops for High School students;
  • Oficina Pedagógica de Línguas Estrangeiras.

 

Sisu e PSC 2021/1 

O ingresso no curso de Licenciatura em Letras do Câmpus de Araguaína pode ocorrer por duas formas para este semestre 2021/1: Pelo Processo Seletivo Complementar (PSC) e pelo SIstema de Seleção Unificada (Sisu). Veja abaixo como proceder em cada um dos processos:

No Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1 o curso de Letras oferta 20 vagas, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As inscrições ocorrem de 29 de março a 5 de abril de 2021. É possível conferir detalhes da seleção no Edital de nº 192/2021; o interessado pode utilizar, por exemplo, nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020. Confira mais detalhes sobre o Processo Seletivo Complementar (PSC 2021/1), com 948 vagas para graduação, aqui.

No Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições abertas de 06 a 09 de abril, estão ofertadas outras 20 vagas para o curso de Licenciatura em Letras (Araguaína). Estas vagas estão divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020. A inscrição deve ser feita no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do   dia   09 de  abril  de   2021, observado   o   horário   oficial   de   Brasília (DF), exclusivamente    pela    Internet,    por    meio    do    Portal    do    Sisu,    no    endereço http://sisu.mec.gov.br. Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui). Você confere mais detalhes sobre o ingresso via Sisu, que na UFT tem 947 vagas ofertadas para o semestre 2021/1, aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página