Página inicial > Últimas Notícias > Apresentação de trabalhos científicos encerra a Semana Multiprofissional do HDT-UFT
CONHECIMENTO

Por Daianni Parreira (HDT) | Edição: Samuel Lima (Sucom) | Publicado: Terça, 23 de Março de 2021, 09h08 | Última atualização em Terça, 23 de Março de 2021, 09h11

A apresentação de 11 trabalhos científicos marcou o encerramento da I Semana Multiprofissional do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O evento virtual foi uma iniciativa da Divisão de Gestão do Cuidado (DGC) como parte do Plano de Desenvolvimento de Competências, voltado aos colaboradores das áreas assistenciais e residentes, e contou com a participação de estudantes e profissionais de outras instituições.

Durante os dias 15 a 19 de março, por meio de debates, palestras, mesas-redondas e minicursos, cerca de 200 profissionais, entre participantes, palestrantes e organizadores, puderam trocar experiências e agregar conhecimentos acerca da temática “Acolhimento, humanização e linhas de cuidado”.

Para a chefe da DGC, Nadja Barros, o evento foi extremamente positivo. “As discussões, reflexões foram bem produtivas. Os palestrantes estavam bem alinhados às nossas necessidades. Conseguimos manter uma organização pontual durante todo o evento, com uma média de participantes muito boa. O tema Linha de Cuidado foi bastante abordado e acredito que houve sensibilização dos colaboradores para que o hospital evolua nesse sentido”, finaliza, destacando que a equipe organizadora pretende viabilizar novas edições, inclusive com a ideia de evento aberto ao público externo.

Produção científica

Com relação aos trabalhos científicos compartilhados no evento, o chefe do Setor de Gestão do Ensino e integrante da comissão avaliadora, Wagner Mariano ressaltou que o material selecionado foi de bastante relevância para o hospital. “Trouxeram informações científicas importantes e sofisticaram o evento”, comentou.

Além de acompanhar a programação como participante, a assistente social Eliane Wanderley de Brito, apresentou um desses trabalhos. “A primeira Semana Multi do HDT-UFT foi de extrema importância para os colaboradores, pois propiciou, mesmo que remotamente, um espaço para compartilhar saberes e divulgar a relevância de processos de trabalho muito significativos e que eram pouco conhecidos”.

Clique aqui para acessar os Anais da I Semana Multiprofissional do HDT-UFT.

Temas atuais

A professora da Universidade Federal da Paraíba e fisioterapeuta, Rafaela Pedrosa falou sobre o processo de reabilitação pós-Covid-19. “Me remete uma boa sensação de poder contribuir, nesse período tão difícil que estamos vivendo, com a melhora das condições de vida de tantas pessoas que já passaram pelo susto de receber um resultado positivo para Covid-19 e, muitas vezes, pelo sofrimento de uma internação. Precisamos pensar nesses pacientes, pois, mesmo após a cura da doença, as sequelas e as complicações decorrentes da infecção pelo coronavírus geram prejuízo na qualidade de vida, comprometimento na realização das atividades diárias, bem como sociais e profissionais”.

A profissional disse ainda que sempre é uma satisfação muito grande participar dos eventos do HDT, “pois é um hospital que se importa com seu colaborador, buscando estratégias para a capacitação profissional e para o bem-estar no ambiente de trabalho. Sendo assim, seus eventos sempre trazem temas atuais, de relevância para o cuidado com o usuário e para motivação do profissional”, frisou.

A facilitadora de processos de aprendizagem e consultora organizacional, Elisa Tredicci do Grupo Sou Humanas de Brasília (DF) realizou minicurso sobre comunicação efetiva. “Foi muito bom poder falar de um tema tão importante na nossa vida e principalmente em nossas relações de trabalho em um ambiente que muitas vezes é de estresse, num ambiente hospitalar, onde tem urgência e outras peculiaridades. Acredito que conseguimos atingir o objetivo pela participação e integração das pessoas nas dinâmicas”.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.