Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquitetura e Urbanismo oferta 25 vagas para ingresso na UFT
Início do conteúdo da página
SÓ VEM

Arquitetura e Urbanismo oferta 25 vagas para ingresso na UFT

Por Denise Neves | Edição: Samuel Lima | Publicado: Sexta, 26 de Março de 2021, 11h05 | Última atualização em Sexta, 26 de Março de 2021, 11h07

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT oferta 25 vagas para ingresso na Universidade, sendo 12 vagas pelo Sisu 2021/1 (para os alunos que tiverem feito o último Enem de 2020) e 13 vagas pelo Processo Seletivo Complementar – PSC (onde o candidato pode usar as notas do Enem dos anos de 2017, 2018, 2019 ou 2020).

Sobre o curso da UFT

A graduação fica localizada no Câmpus de Palmas, é integral e a duração mínima são 10 semestres (5 anos). Ao final do curso, o aluno recebe o grau de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e vai estar apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, compreendendo-os como agentes imprescindíveis da construção da cidade e da arquitetura.

Embora tenha sido criada em 2000, a UFT iniciou suas atividades somente a partir de maio de 2003, com a posse dos primeiros professores efetivos e a transferência do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Tocantins, mantida pelo Estado do Tocantins. Atualmente o curso conta com 300 alunos.

Linhas de pesquisa: urbanismo, teoria, tecnologia e projeto

A Missão Institucional do Curso em conformidade com o Projeto Pedagógico Institucional - PPI (2007), todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFT, são voltados para:

-Estímulo à produção de conhecimento, à criação cultural e ao desenvolvimento do espírito científico e reflexivo;

- Formação de profissionais nas diferentes áreas do conhecimento do curso

- Incentivo ao trabalho de pesquisa e investigação científica;

- Promoção da divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos;

- Procura permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional;

- Estímulo ao conhecimento dos problemas do mundo presente;

- Promoção da extensão aberta à participação da população.

Infraestrutura

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT possui laboratórios exclusivos e/ou compartilhados com outros cursos, cinco ateliês exclusivos equipados com pranchetas e diversas salas compartilhadas com outros cursos para aulas teóricas.

A UFT possui uma biblioteca com acervo específico para o Curso de Arquitetura e Urbanismo, além de títulos generalistas, obras literárias, periódicos, vídeos e publicações acadêmico-científicas específicas.

  • Laboratórios

- Laboratórios de Informática Aplicada

Labin 12 – 40 computadores; Labin 15 – 40 computadores

Softwares: AutoCAD, Revit, SketchUp, ArcGIS

- Laboratório de Arquitetura e Urbanismo (LAU)

Ambientes para reuniões e trabalhos individuais, pranchetas, computadores, impressora, datashows, quadro branco, geladeira, bebedouro e acervo bibliográfico da área de Arquitetura e Urbanismo.

- Laboratório Audiovisual (LAV)

Ambientes para reuniões e trabalhos individuais, computadores, televisão, aparelho de DVD, videocassete, retroprojetores, projetores multimídia, tela de projeção, microfones e caixa amplificadora de som, bebedouro e acervo de fotos e filmes.

- Laboratório de Conforto Ambiental (LabCon)

Ambientes para reuniões e trabalhos individuais, computadores, equipamentos para pesquisa, como termômetros químicos, termômetro digital, termômetro de máxima e mínima, termômetro de globo com pedestal e de temperatura superficial, medidor e registrador contínuo de temperatura e umidade relativa, psicrômetro giratório, anemômetro de ventoinha, termoanemômetro, simulador de trajetórias aparentes do sol, medidor de nível de iluminação, medidor de luminâncias, medidor de temperatura de cor, multímetro digital, pequena estação meteorológica, bússola, cronômetro e barômetro. Para saber sobre o LabCon acesse suas redes sociais: 

Facebook: https://www.facebook.com/labcon.uft.5

Instagram: https://www.instagram.com/labconfortouft/

- Laboratório da Arquitetura da Paisagem (LAP)

Ambientes para reuniões e trabalhos individuais, computador, bebedouro.

- Laboratório Cidades (LabCidades)

Laboratório compartilhado com o Curso de Direito.

- Laboratório de Tecnologia e Construção

Laboratório compartilhado com o Curso de Engenharia Civil.

- Laboratório 3D / Maquetaria (Lab3D)

Em fase de implantação.

Corpo docente

Na UFT o curso de Arquitetura e Urbanismo possui 24 docentes, sendo 10 doutores, 6 doutorandos e 8 mestres ou especialistas. Para o atual coordenador do Curso, professor Luís Otávio Silva, o ponto forte do curso é além do corpo docente com maior qualificação da região, o fato dele possibilitar intercâmbios, convênios e projetos que possam contribuir para a formação ampla do aluno.

Projetos de Pesquisa e Extensão

O Curso de Arquitetura e Urbanismo não se resume à sala de aula. O aluno pode se inserir em projetos e programas de pesquisa e extensão, dos quais destacamos:

O GEDUR (Grupo de Estudos em Desenvolvimento Urbano) é um dos grupos de pesquisa que desenvolve seus trabalhos no LAU. Coordenado pela Profa. Dra. Lucimara Albieri e pelo prof. Dr. José Marcelo Martins Medeiros, o grupo é certificado pelo CNPq desde 2008 e atua em três linhas de pesquisa: Planejamento Urbano e Regional, Morfologia Urbana e Sistema de Espaços Livres e Mobilidade Urbana. Para isto, conta com a atuação de vários outros professores do curso, estudantes de graduação e de pós-graduação.

O Grupo de Pesquisa Pensamento e Prática na Cidade Contemporânea certificado pelo CNPQ desenvolve pesquisas nas áreas de teorias urbanísticas e novas cidades, planos diretores para pequenos e médios municípios, ensino e prática de projeto. Coordenado pela profa. Dra. Ana Beatriz Araújo Velasques, conta com a atuação de outros professores do curso e outras graduações, estudantes de iniciação científica e de extensão.

Um Grupo de pesquisa do LAV iniciou na UFT em 25/03/2020 a produção de Protetores Faciais em Impressão 3D para doar aos profissionais do sistema público de saúde de Palmas que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus e que sofrem com a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) durante a Pandemia. Professores e estudantes envolvidos: Professora Doutora Patricia Orfila (Arquitetura e Urbanismo), Prof. Warley Gramacho (Ciência da Computação), Nilson Flávio Gomes Coelho (Estudante de Engenharia Elétrica).

Umas das principais ações do LabCon foi a realização da Semana acadêmica nos dias 14, 15, 16 a 17 de agosto de 2018, com o tema: Da cidade ao Edifício: Conforto e eficiência energética com a presença dos palestrantes externos: Caio Frederico Silva (UNB); Marta Romero (UNB); Denise Duarte (FAUUSP); Roberta Souza (UFMG). Teve artigos apresentados pela Profª Betty Barraza no PLURIS 2018:

1) Avaliação da percepção do conforto térmico em ambiente externo universitário;

2) Índices de conforto térmico: limitações e variações de classificação;

-Criação do Artigo Cientifico de Denis Paiva em 2019 com o tema:

"Percepção dos Técnicos da UFT em Relação ao Conforto do Ambiente Externo do Campus de Palmas"

-Criação e doação da Câmara de iluminação em 2019 por parte de Acadêmico Tom Reis ao laboratório.

-Criação do Catálogo e Manual dos Equipamentos do LABCON

Mercado de Trabalho e Atuação

Do ponto de vista legal, compete ao arquiteto e urbanista atuar:

a) no exercício de todas as atividades referentes a edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística e de interior, urbanismo, planejamento físico, urbano e regional;

b) em atividades de ensino, pesquisa e extensão visando à formação de profissionais com habilidades que correspondam aos anseios da sociedade;

c) realizar estudos e pesquisas nos vários domínios técnicos e artísticos que constituem objeto dessa área de conhecimento.

Sisu e PSC 2021/1 

Pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a oferta das vagas é dividida nas modalidades de Ampla concorrência (AC), Ações Afirmativas UFT (subdivididas entre Indígenas e Quilombolas); e da Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas). As  inscrições  para  os  cursos,  cujas  vagas  serão  ofertadas  no  Processo  Seletivo Sisu-UFT 2021/1, devem ser realizadas no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do   dia   09 de  abril  de   2021, observado   o   horário   oficial   de   Brasília (DF), exclusivamente    pela    Internet,    por    meio    do    Portal    do    Sisu,    no    endereço http://sisu.mec.gov.br.

Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui).

Já no Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1, o Edital de nº 192/2021, abriu oficialmente o Processo Seletivo Complementar (PSC) referente ao semestre 2021/1. O interessado no ingresso em curso de graduação, via PSC na UFT, poderá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020.

O candidato tem duas oportunidades de ingressar na UFT! Só vem!

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página