Página inicial > Últimas Notícias > Licenciatura em Educação Física (Tocantinópolis) tem 40 vagas para ingresso via PSC e Sisu
SÓ VEM!

Por Samuel Lima | Publicado: Terça, 23 de Março de 2021, 12h37 | Última atualização em Terça, 23 de Março de 2021, 14h27

Criado há seis anos (2015), o Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) objetiva formar docentes para atuação na Educação Básica (Infantil, Fundamental e Média). Implantado em Tocantinópolis, no Extremo Norte do Tocantins, na região conhecida como Bico do Papagaio, o curso oferta 40 vagas para ingresso na Educação Superior em duas modalidades - pelo Processo Seletivo Complementar (PSC), com 20 vagas; e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com outras 20 vagas.

O coordenador do curso, professor Bruno Fernandes Antunez, destaca que a saúde nunca esteve tão em pauta como nos dias de hoje. "O ponto inicial para a mudança no estilo de vida da população começa na escola, com as nossas crianças. O professor de educação física divide o conhecimento da cultura corporal e atua como agente transformador nas futuras escolhas dessas pessoas".

Com uma duração de oito semestres (quatro anos), a Licenciatura visa qualificar o acadêmico para "compreender, analisar e refletir criticamente a respeito das diferentes expressões do movimento humano, do esporte educacional e das práticas de saúde e de lazer social que interagem com a escola, com a cultura e com a sociedade" (extraído da página interna do curso, no Portal da UFT). Com 12 docentes - sendo seis doutores, um mestre e cinco em processo de doutoramento - o curso forma profissionais com valores éticos, morais e políticos comprometidos com a articulação entre educação e saúde, além de fundamentar os acadêmicos na competência pedagógica e científica na área da Educação Física, trazendo benefício da melhoria das condições de vida da população.

O coordenador Antunez complementa afirmando que "o objetivo é formar profissionais capacitados para atuarem nas escolas e comunidades, através da educação de qualidade e com parceria mútua entre professores, alunos e sociedade. Aguardamos todos aqueles desejam - através da sua formação - fazer a diferença na vida dos demais", ressalta.

Pesquisa e extensão

O corpo docente do curso de Licenciatura em Educação Física do Câmpus de Tocantinópolis mantém diversos  grupos e linhas de pesquisa, como é possível conferir abaixo:

Além disso, também desenvolve projetos de pesquisa

E também projetos de extensão

De acordo com a coordenação, para a realização de aulas práticas, o curso conta com a implementação de convênios e parcerias com os segmentos público e privado da comunidade local.

Infraestrutura

O Curso de Licenciatura em Educação Física do Campus de Tocantinópolis possui salas de aula com capacidade para 40 pessoas, equipadas com data-show, bem como salas para aulas práticas, possui ainda os seguintes laboratórios:

• Laboratório de Anatomia: Localizado na Unidade Babaçu, o laboratório conta com peças anatômicas sintéticas.
  • Laboratório de Fisiologia: Localizado na Unidade Babaçu, o laboratório conta com itens básicos para análise de parâmetros fisiológicos (glicemia, saturação de O2) e equipamentos para análise morfológica (composição corporal – bioimpedância e dobras cutâneas, diâmetros e perímetros), bem como da função fisiológica (pressão arterial sistêmica) e aptidão física (força, flexibilidade, capacidade cardiorrespiratória).

Conheça nossos laboratórios na galeria Abaixo!

Nome Lattes E-mail

Inscreva-se no PSC 2021/1

Uma das possibilidades de ingresso no curso de Licenciatura em Educação Física na UFT é por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1. São ofertadas 20 vagas para o Curso, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As inscrições ocorrem de 29 de março a 5 de abril de 2021

Confira mais detalhes na matéria Lançado edital do Processo Seletivo Complementar (PSC 2021/1) com 948 vagas para graduação

Inscreva-se no SiSU 2021/1

Outra chance de ingresso é via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições abertas de 06 a 09 de abril. Para o curso de Licenciatura em Educação Física são também ofertadas 20 vagas, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020.

Confira mais detalhes na matéria UFT divulga oferta de 947 vagas para graduação via SiSU 2021/1.