Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Gestão em Turismo no Câmpus de Araguaína oferta 30 vagas via PSC e Sisu 2021/1
SÓ VEM!

Por Ana Lissa Alves | Edição: Samuel Lima - Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 16 de Março de 2021, 17h16 | Última atualização em Segunda, 29 de Março de 2021, 12h46

O curso tecnólogo em Gestão de Turismo, do Câmpus de Araguaína, tem duração de três (3) anos e oferta 60 vagas por ano para os turnos matutino ou noturno. Neste semestre, o curso está ofertando 30 vagas em dois seletivos distintos: Processo Seletivo Complementar (PSC) e Sistema de Seleção Unificada  (Sisu); as vagas estão divididas entre algumas modalidades como a de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas e Sistemas de Cotas.

Na graduação, o estudante de Gestão em Turismo tem a possibilidade de fazer parte de diversos projetos de pesquisa, como: Startur, Comunicação e Eventos (GPU UFT Nº 3831), Núcleo de Turismo em Áreas Naturais (GPU UFT Nº 3303) e um núcleo de eventos e pesquisas direcionadas à preservação do patrimônio cultural regional. O curso também dispõe de três linhas de pesquisa, sendo elas:

• Desenvolvimento Regional, Sustentável e Políticas Públicas: Abrange pesquisas relacionadas ao desenvolvimento do Turismo Regional com ênfase na Gestão Ambiental. Aborda, também, áreas do Desenvolvimento Sustentável, Políticas Públicas de Desenvolvimento, Geografia e Ciências Ambientais.
  • Turismo, Sociedade e Cultura: Contempla estudos relativos à identidade local e regional, relações socioculturais e a participação comunitária no processo de construção do destino turístico e Patrimônio Cultural.
  •  Economia, Gestão e Mercado: Compreende iniciativas empresariais, equipamentos e produtos turísticos, gestão de destinos, economia, financeiro e contábil, bem como aspectos legais decorrentes da atividade turística.

O curso de Gestão em Turismo da UFT oferece um corpo docente capacitado, composto por nove (9) professores. sendo quatro (4) doutores, quatro (4) doutorandos e um (1) mestre. Para a vice-coordenadora, Andressa Ramalho, o curso destaca-se entre os demais pela junção da teoria com a prática. "Acreditamos que, o maior diferencial do CST em Gestão de Turismo - Câmpus de Araguaína - é a oportunidade de se atrelar a teoria e a prática, haja vista que, o curso está contemplado no Catálogo Nacional de Cursos Tecnólogos do Ministério da Educação (MEC), o que propicia uma maior vivência técnica e prática da atividade turística" e acrescenta "Outra particularidade do curso, é a possibilidade de empreendedorismo na área, já que a atividade turística na região do Vale dos Grandes Rios, região turística onde está localizado o município de Araguaína, ainda é incipiente, ou seja, ainda está em desenvolvimento inicial e por isso dispõe de várias potencialidades a serem desenvolvidas nos diversos segmentos turísticos vocacionados da região, como o ecoturismo ou turismo ecológico, o turismo cultural, o turismo de negócios e eventos, o turismo gastronômico, dentre outros", finaliza a professora.

Mercado de Trabalho

Os egressos de Gestão em Turismo são habilitados para desenvolver trabalhos em duas vertentes: Desenvolvimento e Gestão. Os profissionais que optam por seguir no Desenvolvimento, desempenham atividades em parceria com órgãos oficiais do setor ou na esfera pública. Na Gestão, o egresso atua em áreas relacionadas ao turismo presentes no mercado de trabalho, tais como: Agências, companhias aéreas, hotelaria, cerimoniais,setores de Alimentos e Bebidas (A&B) ou entretenimento.

Na página interna do curso diz que "com formação específica e visão holística, o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo estará apto a desenvolver ações de planejamento e gestão de empreendimentos turísticos e demais atividades relacionadas ao setor, atuando de forma responsável, regido pelos princípios da sustentabilidade e da ética ambiental".

Confira, abaixo, algumas imagens de atividades do curso:

Inscreva-se no PSC 2021/1

Uma das possibilidades de ingresso no curso é por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1. São ofertadas 15 vagas para o Curso, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As inscrições ocorrem de 29 de março a 5 de abril de 2021

Confira mais detalhes na matéria Lançado edital do Processo Seletivo Complementar (PSC 2021/1) com 948 vagas para graduação

Inscreva-se no SiSU 2021/1

Outra chance de ingresso é via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições abertas de 06 a 09 de abril. Para o curso são também ofertadas outras 15 vagas vagas, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020.

Confira mais detalhes na matéria UFT divulga oferta de 947 vagas para graduação via SiSU 2021/1.