Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Filosofia, no Câmpus de Palmas, oferta 40 vagas para ingresso na UFT
SÓ VEM

Curso de Filosofia, no Câmpus de Palmas, oferta 40 vagas para ingresso na UFT

Por Denise Neves | Edição: Samuel Lima | Publicado: Terça, 16 de Março de 2021, 09h47 | Última atualização em Domingo, 21 de Março de 2021, 12h29

O curso de licenciatura em Filosofia do Câmpus de Palmas está com 40 vagas para o ingresso na Universidade, sendo 20 vagas pelo Sisu 2021/1 (para os alunos que tiverem feito o último Enem de 2020) e 20 vagas pelo Processo Seletivo Complementar – PSC (onde o candidato pode usar as notas do Enem dos anos de 2017, 2018, 2019 ou 2020). O curso é ofertado no período noturno e tem duração mínima de 8 semestres

Sobre o Curso de Filosofia da UFT

O curso é ofertado no período noturno e tem duração mínima de oito (8) semestres. Conta com 16 professores, sendo 14 doutores e dois em fase de conclusão de doutorado. Além de salas de aula, possui três laboratórios, sendo um de informática.

• As principais Linhas de Pesquisa são:

• 1 – Ensino de Filosofia
  • 2 – Currículo e políticas educacionais
  • 3 – Ética e ensino de Filosofia
  • 4 – Estética e filosofia da arte
  • 5 – Filosofia da Ciência

O Curso não se resume a apenas a sala de aula. Ele é ampliado através de Projetos de Pesquisa e Extensão, dos quais destacamos:

• 1 – Platão e a tradição dialética
  • 2 – Os limites entre a física e a metafísica nas interpretações ortodoxas e heterodoxas da teoria quântica: realismo e antirrealismo
  • 3 – Nonada – grupo de estudos e pesquisas sobre a obra de Guimarães Rosa
  • 4 – Psicologia da Educação, Representação social, Subjetividade e Ética
  • 5 – Estudos ético-político/econômicos. Estado e Política Educacional
  • 6 – Estudos interdisciplinares em Artes, Filosofia e Psicologia
  • 7 – Pensamento complexo e saberes docentes
  • 8 – Produção de material didático-pedagógico e midiáticos na comunidade Riozinho, povo Xerente-Akwe
  • 9 – Observatório das Artes
  • 10 – Política e gestão da educação no limiar do século XXI e as licenciaturas da UFT: impactos para os cursos de filosofia, artes e pedagogia/Miracema

Por que escolher Filosofia na UFT?

Para o coordenador do Curso, professor José Soares, “na UFT os professores e servidores em geral possuem uma estrutura humana motivada e que se destaca pelo empenho na pesquisa e no trabalho acadêmico. O curso de Filosofia, por exemplo, possui um corpo docente de praticamente 100% doutores e conta com livros, artigos e trabalhos publicados em boas revistas e editoras.”

Sisu e PSC 2021/1

Pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a oferta das vagas é dividida nas modalidades de Ampla concorrência (AC), Ações Afirmativas UFT (subdivididas entre Indígenas e Quilombolas); e da Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas). As  inscrições  para  os  cursos,  cujas  vagas  serão  ofertadas  no  Processo  Seletivo Sisu-UFT 2021/1, devem ser realizadas no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do   dia   09 de  abril  de   2021, observado   o   horário   oficial   de   Brasília (DF), exclusivamente    pela    Internet,    por    meio    do    Portal    do    Sisu,    no    endereço http://sisu.mec.gov.br.

Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui).

Já no Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1, o Edital de nº 192/2021, abriu oficialmente o Processo Seletivo Complementar (PSC) referente ao semestre 2021/1. O interessado no ingresso em curso de graduação, via PSC na UFT, poderá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020.

O candidato tem duas oportunidades de ingressar na UFT! Só vem!