Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Geografia oferta 40 vagas para formação de professores
vem pra uft

Curso de Geografia oferta 40 vagas para formação de professores

Por Helô Pereira | Editado por Daniel dos Santos | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 15 de Março de 2021, 15h51 | Última atualização em Segunda, 29 de Março de 2021, 12h32

O Câmpus de Araguaína tem disponível 12 graduações na sua grade e uma delas é a Licenciatura em Geografia. A graduação tem quatro anos de duração, e oferta 40 vagas (no Processo Seletivo Complementar - PSC; e no Sistema de Seleção Unificada - Sisu/MEC) distribuídas no turno noturno, contando com um corpo docente de 18 professores, sendo 17 doutores e uma docente na fase final de doutoramento.

O coordenador do curso, Roberto Antero, comenta as áreas de atuação dos egressos ao finalizar a graduação: “Acredito que a licenciatura seja o principal posto, haja vista que nosso curso é de licenciatura. Mas isso não pode ser pensado como um fator limitante para o profissional, haja vista que, em conjunto com outras habilidades, o egresso pode se inserir em outras atividades profissionais, vinculadas ao IBAMA, Naturatins, Embrapa, IBGE, INPE, dentre outras. Mesmo na licenciatura, com a formação em Mestrado e Doutorado, o egresso pode se inserir em Institutos e Núcleos de pesquisas, bem como atuar no Ensino Superior”, disse Antero.

O aluno do curso de Geografia tem acesso a algumas linhas de pesquisas nas mais diversas áreas, como por exemplo: Áreas de transição Amazônia/Cerrado, Cartografia e a Geotecnologia para a análise, gestão e representação de dados espaciais, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação geográfica, entre outras. Um dos projetos de extensão oferecidos é o Projeto de Extensão: Fortalecimento das Relações Socioafetivas das Crianças da Casa Abrigo de Araguaína/TO, que consiste no acompanhamento didático pedagógico junto à Escola André Luís na cidade de Araguaína.

“O curso de Geografia na UFT de Araguaína proporciona uma formação que combina aspectos humanísticos e técnicos, com uma equipe de docentes formados por doutores em sua totalidade, que sempre estão buscando se aprimorar, atualizar e construir saberes a partir do tripé da instituição (ensino, pesquisa e extensão) aliadas aos conhecimentos advindo da sociedade externa à instituição. Assim, o curso de Geografia da UFT de Araguaína tem formado professores e professoras de Geografia para educação básica, com possibilidades de atuação ampliada e diversificada devido ao seu caráter multidisciplinar.”, disse Antero.

Sisu e PSC 2021/1

Pelo Sisu a oferta das vagas é dividida nas modalidades de Ampla concorrência (AC), Ações Afirmativas UFT (subdivididas entre Indígenas e Quilombolas); e da Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas). As  inscrições  para  os  cursos,  cujas  vagas  serão  ofertadas  no  Processo  Seletivo Sisu-UFT 2021/1, devem ser realizadas no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do   dia   09 de  abril  de   2021, observado   o   horário   oficial   de   Brasília (DF), exclusivamente    pela    Internet,    por    meio    do    Portal    do    Sisu,    no    endereço http://sisu.mec.gov.br.

Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui).

Já no PSC 2021/1, o Edital de nº 192/2021, abriu oficialmente o Processo Seletivo Complementar (PSC) referente ao semestre 2021/1. O interessado no ingresso em curso de graduação, via PSC na UFT, poderá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020.

O candidato tem duas oportunidades de ingressar na UFT! Só vem!