Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia abre 40 vagas para ingresso em Gurupi
SÓ VEM

Por Denise Neves | Edição: Samuel Lima | Publicado: Terça, 16 de Março de 2021, 08h06 | Última atualização em Segunda, 29 de Março de 2021, 11h17

O curso de Bacharelado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia do Câmpus de Gurupi está com 40 vagas para o ingresso na Universidade, sendo 20 vagas pelo Sisu 2021/1 (para os alunos que tiverem feito o último Exame Nacional do Ensino Médio de 2020) e 20 vagas pelo Processo Seletivo Complementar – PSC (onde o candidato pode usar as notas do Enem dos anos de 2017, 2018, 2019 ou 2020). O curso é integral e tem duração mínima de dez (10) semestres (cinco anos).

Mas afinal, o que faz um Engenheiro (a) em Bioprocessos e Biotecnologia?

A Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia é um curso de graduação (bacharelado) que busca utilizar organismos vivos (bactérias, vírus, fungos, células de plantas e células animais) para desenvolver ou fazer produtos ou qualquer aplicação tecnológica para fornecer bens e serviços para uso específico.

Na área de alimentos, o profissional pode atuar na produção de queijos e pães fermentados, nos embutidos da carne, bem como na produção de bebidas fermentadas e destilados, como cerveja, vinhos e probióticos como kefir, kombucha, iogurte.

Outra área de atuação é na produção de vacinas, como as da Covid-19, por exemplo, e na síntese de medicamentos, produção de extratos naturais e óleos vegetais. Isso na indústria e nos laboratórios de pesquisa.

E ainda há a opção da docência e pesquisa, além de bioinformática. Ou seja, é um curso de mercado bastante amplo.

Sobre o curso

O Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia do Câmpus de Gurupi existe desde 2009 e possui um total de 23 docentes, sendo 22 doutores e 1 mestre (doutorando).

Para a coordenadora do curso, professora Talita Ferreira, esse é o ponto forte do curso. "Nosso diferencial são nossos professores que são muito bem engajados em seu trabalho e projetos e muito bem capacitados para a docência. Sempre dispostos a ensinar da melhor forma didática possível."

Ele tem as seguintes linhas de pesquisa:

• - Biotecnologia Vegetal
  • - Biotecnologia Molecular
  • - Biotecnologia na Saúde Humana
  • - Biotecnologia de Alimentos e Bebidas
  • - Desenho e dimensionamento
  • - Biotecnologia Ambiental
  • - Modelagem matemática de Bioprocessos

A estrutura é composta de salas de aula e laboratórios. São eles:

• • Laboratório de Biomoléculas e Vacinas (LabVac);
  • • Laboratório de Bioinformática e Biotecnologia (Labinfect);
  • • Laboratório de Biologia Molecular;
  • • Laboratório de Alimentos e Bebidas;
  • • Laboratório de Bioprocessos 1;
  • •Laboratório de Bioprocessos 2;
  • •Laboratório de Bioquímica e Genética;
  • •Laboratório de Microbiologia;
  • •Laboratório de Imunologia e Cultura de Células;
  • •Laboratório de Física;
  • •Laboratório de Compostos Bioativos.
Pesquisa e Extensão

Além da sala de aula, o curso oferece alguns projetos de pesquisa e extensão ao aluno.

Abaixo destacamos alguns:

• Projeto: "Corona-ômica BR MCTIC/FINEP: Rede Nacional de genomas, exoma e transcriptoma de COVID-19 para identificação de fatores associados à dispersão da epidemia e severidade" -Docente: Dr. Fabricio Souza Campos
  • Projeto: "Desenvolvimento de formulações de inseticidas bioracinais para controle de mosquitos vetores do Zika vírus" - Docente: Dr. Raimundo Wagner de Souza Aguiar
  • Projeto:  "A flora amazônica brasileira como recurso natural e fonte para o desenvolvimento de uma plataforma de escolha de novos medicamentos anti-Sars-CoV2 usando sensores sensíveis do tipo point-of-care" - Docente: Dr. Alex Sander Rodrigues Cangussu/ Dr. Raimundo W. S. Aguiar
  • Projeto: "Rede NanoImmunoTeste - Nanopartículas de ouro bioconjugadas com anticorpos para a detecção de SARS- COV-2 pela técnica de espalhamento de luz dinâmico (DLS)" - Docente: Dr. Alex Fernando de Almeida

Nas fotos abaixo um pouco do que acontece no curso, como as aulas em laboratório, defesa de trabalhos, premiações e aula online, neste novo momento que estamos vivendo.

PPGBiotec

Além da graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, no Câmpus de Gurupi também tem o Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (Ppgbiotec). Alguns dos docentes da graduação ministram aulas e orientam no Mestrado. Dessa forma, os bacharéis que tiverem interesse em fazer mestrado na mesma área da graduação tem a opção de continuarem no mesmo câmpus e cidade. Mais informações podem ser obtidas na página do mestrado www.uft.edu.br/ppgbiotec.

Sisu e PSC 2021/1

Pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a oferta das vagas é dividida nas modalidades de Ampla concorrência (AC), Ações Afirmativas UFT (subdivididas entre Indígenas e Quilombolas); e da Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas). As  inscrições  para  os  cursos,  cujas  vagas  serão  ofertadas  no  Processo  Seletivo Sisu-UFT 2021/1, devem ser realizadas no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do   dia   09 de  abril  de   2021, observado   o   horário   oficial   de   Brasília (DF), exclusivamente    pela    Internet,    por    meio    do    Portal    do    Sisu,    no    endereço http://sisu.mec.gov.br.

Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui).

Já no Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1, o Edital de nº 192/2021, abriu oficialmente o Processo Seletivo Complementar (PSC) referente ao semestre 2021/1. O interessado no ingresso em curso de graduação, via PSC na UFT, poderá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020.

O candidato tem duas oportunidades de ingressar na UFT! Só vem!