Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Química Ambiental oferece 40 vagas por meio do PSC e Sisu
Início do conteúdo da página
GURUPI

Química Ambiental oferece 40 vagas por meio do PSC e Sisu

Por Cynthia Barreto | Publicado: Sexta, 12 de Março de 2021, 15h00 | Última atualização em Segunda, 29 de Março de 2021, 11h49

Planejamento, análise de processos de transformação ambiental, desenvolvimento de processos no aproveitamento dos recursos naturais e manutenção da qualidade ambiental, assim como a implantação de tecnologias para preservar o meio ambiente, são algumas das atribuições de um químico ambiental. Na Universidade Federal do Tocantins (UFT), o curso é ofertado no Câmpus de Gurupi desde 2009 e está com inscrições abertas por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC) para o semestre 2021/1. São 20 vagas e o curso é em período integral. Outras 20 vagas são ofertadas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu, do MEC); detalhes sobre como se inscrever ao final do texto.

Os profissionais formados nesta área estarão aptos ao desenvolvimento de processos que auxiliam as atividades produtivas no aproveitamento dos recursos naturais e transformação compostos orgânicos, referentes a indústrias de alimentos, de fermentações, meio ambiente, agricultura, agropecuária, florestal, entre outras. Além disso, os profissionais também estão aptos a atender instituições privadas ou governamentais na sua atividade produtiva ou instituições de pesquisa, técnicas ou procedimentos e/ou a atender como autônomos às necessidades individuais, grupos e organizações, por meio da exploração de seus conhecimentos específicos.

Conheça um pouco mais sobre o curso de química ambiental da UFT, como os projetos de extensão e pesquisa.

Projetos de extensão

Entre os projetos de extensão do Curso de Química Ambiental recebe atenção o projeto Química Ambiental na Escola: reutilização do óleo de cozinha para fabricação de sabão, coordenado pela professora Grasiele Soares Cavallini, e desenvolvido pelos alunos Thainara Rodrigues dos Reis e Sergio Gabriel Duarte Ferrarini.  “Esse foi desenvolvido entre os anos de 2019 e 2020 e ganhou por duas vezes consecutivas o Prêmio de Extensão Universitária da Universidade Federal do Tocantins. Além disso, esse projeto também recebeu o prêmio 1º lugar no VIII Seminários de Extensão e Cultura da UFT, no ano de 2019”, explicou Elki Cristina de Souza, coordenadora do curso de Química Ambiental.

De acordo com Elki Cristina, os projetos de extensão realizados pelos professores do curso, aproximam a UFT da comunidade externa e contribuem para a formação social do discente do curso. Os projetos de extensão que são realizados pelo curso de Química Ambiental são os seguintes:

Projeto de extensão

Executores

Produção de Biodiesel a partir do reuso do óleo de cozinha: sustentabilidade ambiental e geração de energia.

Coordenado pela dra. Carla Colares e desenvolvido pelo aluno Luan Brito.

 

Química no cotidiano: aproximando a escola e a universidade.

Coordenado pela Professora Dra. Gleice Botelho e desenvolvido pela a aluna Raissa Santos Sousa.

 

Química Ambiental na Escola: educação ambiental no ensino de ciências.

Coordenado pela Professora Dra. Grasiele Soares Cavallini e desenvolvido pelo aluno Whisley Durães Alceno.

 

Produção de sabonete como ferramenta para inclusão social e geração de renda na atenção psicossocial dos usuários dos caps (centros de atenção psicossocial.

Coordenado pelo Professor Dr. Nelson Souza e desenvolvido pela a aluna Vitória Brito Oliveira.

 

Clube de ciências de Gurupi: ciências na praça.

Coordenado pela Professor Dr. Marcio dos Santos Teixeira Pinto e desenvolvido pela a aluna Raissa Santos Sousa e Murielly Fernanda Ribeiro Bihain.

 

Guia de Softwares, aplicativos e sites livres para auxiliar no ensino em Química e Ciências.

Coordenado pelo Professor Dr. Douglas Henrique Pereira e desenvolvido pelas alunas Murielly Fernanda Ribeiro Bihain, Laira Lorrana Rodrigues dos Reis e Laura Beatriz Camargo Oh.

 

Química na web e na prática: divulgando a Química nas escolas e nas redes sociais.

Coordenado pelo Professor Dr. Geiser Gabriel de Oliveira desenvolvido pelas alunas Murielly Fernanda Ribeiro Bihain e Kassiene Vieira Gomes.

 

Produção de álcool gel Coordenado pelos Professores

Dr. Geiser Gabriel Dra. Carla Colares com a participação dos alunos Luan Brito e Ebenezer Pires e Silva Rodrigues.

 

Vamos falar de Química? Divulgação científica por meio das redes sociais.

Coordenado pelo Professores Dr. Lucas Samuel Soares dos Santos e com a participação da aluna Ramilla Rízzia Mira de Sousa.

 

Miniusina no curso de Química Ambiental durante uso (Foto: Daniel dos Santos/Arquivo Sucom)Miniusina no curso de Química Ambiental durante uso (Foto: Daniel dos Santos/Arquivo Sucom)Pesquisa

As pesquisas estão divididas em três linhas: controle e remediação ambiental e educação em ciência e ambiental e química de produtos naturais.

Na linha de química dos produtos naturais são desenvolvidos projetos que tem como objetivo o estudo da biodiversidade do bioma cerrado. Essa é realizada por meio, da identificação e controle de qualidade de óleos vegetais de frutas típicas, a utilização óleos essenciais em cosméticos e prospecção química e biológica de fungos endolíticos associados a espécies vegetais nativas e sua aplicação ao agronegócio.

Na linha de pesquisa sobre o controle e remediação ambiental os projetos possuem o intuito de desenvolver novos materiais para a remoção de contaminantes através da fotodegradação ou adsorção e estudo desses através de métodos quânticos; obtenção de sensores eletroquímicos para a quantificação de analitos de interesse ambiental e estudo da aplicação do ácido peracético no saneamento ambiental.

Já na linha de pesquisa de educação em ciência e ambiental os projetos visam desenvolver aplicativos digitais e estratégias/instrumentos metodológicos que facilitem o processo de ensino e aprendizagem.

Dentre os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo o curso de Química Ambiental podemos dar destaque a dois que foram contemplados pelo Edital Universal de Pesquisa – UFT em 2020 e receberam um suporte financeiro de R$ 20 mil reais, cada um.

O primeiro intitulado de “Desenvolvimento, implantação e monitoramento de unidade para coleta e armazenamento de água de chuva para fins de irrigação no Câmpus de Gurupi” é coordenado pelo professor Douglas Henrique Pereira e tem como objetivo desenvolver uma planta piloto para coleta e armazenamento da água da chuva. Juntamente com a piloto será realizado o monitoramento hidrometeorológico, monitoramento da qualidade físico-química e microbiológica da precipitação livre e da água captada do telhado, caracterização físico-hídrica do solo na área a ser irrigada. A coleta da água será destinada para fins paisagísticos.

O segundo projeto é intitulado de “Avaliação da qualidade da água subterrânea e de consumo humano do Câmpus de Gurupi da Universidade Federal do Tocantins” é coordenado pelo professor Daniel Santos Mulholland e possui o intuito de avaliar a qualidade química e microbiológica da água subterrânea e de abastecimento público do Campus de Gurupi da Universidade Federal do Tocantins.

Professores do curso

O Curso de Química Ambiental possui no seu corpo docente vinte e dois professores doutores, sendo dois matemáticos, um engenheiro ambiental, um físico, um agrônomo, um bioquímico e dezesseis químicos especialistas em diferentes subáreas da química (Química Analítica, Físico-Química, Química-Orgânica e Química Inorgânica), sendo alguns deles com pós-doutorado em diferentes áreas do conhecimento.

Para conhecer mais sobre a UFT acesse o nosso portal da UFT e veja mais notícias sobre os demais cursos, acesse também nossos Instagram @uftoficial. Para conhecer mais sobre o curso de Química Ambiental o estudante pode acessar a página interna do curso  e o perfil no Instagram. Lá é possível acessar diversos conteúdos sobre as atividades de pesquisa e extensão realizadas pelos docentes e discentes e, as diferentes oportunidades de mercado para os futuros profissionais.

Inscreva-se no PSC 2021/1

Uma das possibilidades de ingresso no Curso de Química Ambiental da UFT é por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1. São ofertadas 20 vagas para o Curso, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As inscrições ocorrem de 29 de março a 5 de abril de 2021

Confira mais detalhes na matéria Lançado edital do Processo Seletivo Complementar (PSC 2021/1) com 948 vagas para graduação

Inscreva-se no SiSU 2021/1

Outra chance de ingresso é via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições abertas de 06 a 09 de abril. Para Química Ambiental são também ofertadas 20 vagas, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020.

Confira mais detalhes na matéria UFT divulga oferta de 947 vagas para graduação via SiSU 2021/1.

registrado em:
Fim do conteúdo da página