Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Licenciatura em Pedagogia no Câmpus de Arraias oferta 40 vagas via PSC e Sisu 2021/1
Início do conteúdo da página
SÓ VEM!

Licenciatura em Pedagogia no Câmpus de Arraias oferta 40 vagas via PSC e Sisu 2021/1

Por Ana Lissa Alves | Edição: Samuel Lima | Publicado: Sexta, 12 de Março de 2021, 10h27 | Última atualização em Segunda, 29 de Março de 2021, 09h15

O curso de Licenciatura em Pedagogia, ofertado no Câmpus de Arraias, tem duração de oito (8) semestres e conta com um time de professores preparados para proporcionar um ensino de qualidade. O curso está ofertando 40 vagas, sendo 20 vagas pelo Processo Seletivo Complementar (PSC) e outros 20 por meio do Sistema Seletivo Unificado (Sisu), para 2021/1.

Durante a graduação, os alunos têm a oportunidade de participar de diversos projetos de extensão e pesquisas.

O curso de Pedagogia possui diversos projetos, como o Centro de Alfabetização, Letramento e Numeramento (Calenu) - uma parceria entre a UFT e a Secretaria Municipal de Educação de Arraias - que atende diversos alunos da rede municipal. Em 2020, o Calenu foi um dos dez finalistas da 10ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques - 2020, da Fundação Carlos Chagas.

O coordenador do curso, professor Willian Douglas Guilherme, afirma que o Pedagogia atua não somente em Arraias, mas também nas cidades vizinhas: "O Curso de Arraias se destaca na região em que está inserida a UFT - Câmpus de Arraias, atendendo não somente a cidade de Arraias, também, Paranã, Novo Alegre, Combinado, Lavandeira, Aurora do Tocantins, Campos Belos-GO e Monte Alegre-GO, atuando num raio aproximado de 200 quilômetros", e completa que ao ingressar no curso, o estudante fará parte de um grande sistema: "Soma-se ainda a oportunidade de ingressar em uma estrutura educacional de uma Universidade Federal no sudeste do Tocantins".

O corpo docente do curso é formado por 20 professores efetivos - sendo 17 doutores e três mestres; três professores substitutos - um mestre e um especialista; e dois professores convidados.

 

Mercado de Trabalho

O egresso de Pedagogia poderá atuar em diversas frentes do conhecimento pedagógico.

O Projeto Politíco Pedagógico do curso define, na grade curricular, que o pedagogo pode trabalhar na Educação Infantil, na primeira fase do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano) e nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio.

Também é possível exercer cargos em Gestão Escolar, ambientes escolares, jurídicos, empresariais ou qualquer outro ambiente que necessite do conhecimento pedagógico.

Na página interna do curso de Pedagogia do Câmpus de Arraias, quanto ao perfil do egresso, diz que "a identidade do Pedagogo define-se pelo exercício das atividades docentes que compreendem funções de magistério na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas nos Cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal e em Cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas, nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos; de organização e gestão de sistemas, instituições de ensino e processos educativos e de produção e difusão de conhecimento do campo educacional".

 

Sisu e PSC 2021/1 

O ingresso no curso pode ocorrer por duas formas para este semestre 2021/1: Pelo Processo Seletivo Complementar (PSC) e pelo SIstema de Seleção Unificada (Sisu). Veja abaixo como proceder em cada um dos processos:

No Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1 a oferta de vagasé dividida nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As inscrições ocorrem de 29 de março a 5 de abril de 2021. É possível conferir detalhes da seleção no Edital de nº 192/2021; o interessado pode utilizar, por exemplo, nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020. Confira mais detalhes sobre o Processo Seletivo Complementar (PSC 2021/1), com 948 vagas para graduação, aqui.

No Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições abertas de 06 a 09 de abril, as vagas estão divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020. A inscrição deve ser feita no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do   dia   09 de  abril  de   2021, observado   o   horário   oficial   de   Brasília (DF), exclusivamente    pela    Internet,    por    meio    do    Portal    do    Sisu,    no    endereço http://sisu.mec.gov.br. Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui). Você confere mais detalhes sobre o ingresso via Sisu, que na UFT tem 947 vagas ofertadas para o semestre 2021/1, aqui.

 

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página