Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Licenciatura em Matemática oferta 40 vagas via PSC e Sisu 2021/1
ARRAIAS

Curso de Licenciatura em Matemática oferta 40 vagas via PSC e Sisu 2021/1

Por Helô Pereira | Edição: Samuel Lima | Publicado: Quarta, 10 de Março de 2021, 16h38 | Última atualização em Segunda, 29 de Março de 2021, 09h16

O Curso de Licenciatura em Matemática, no Câmpus de Arraias, terá oferta de 40 vagas, sendo 20 pelo Processo Seletivo Complementar (PSC) e outras 20 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2021/1. A duração do curso é de oito semestres, e o corpo docente é formado, atualmente, por 17 professores; 50% destes já são doutores; cinco estão em doutoramento e um tem título de mestre.

Durante a graduação, o discente pode participar de grupos de pesquisa, como o Grupo de Estudos e Pesquisa em Matemática e Ensino de Matemática e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores, que pode fazer parte após o término da formação.

Mercado de trabalho

Ao finalizar a graduação o egresso pode atuar como professor  da educação básica do ensino fundamental, a partir da 6° série, até ao ensino médio. Segundo a coordenadora do curso, professora Alcione Marques Fernandes, alguns alunos atuam também em setores financeiros de empresas e instituições bancárias.

Alcione conta que a licenciatura conta com doutores em Matemática Pura e Aplicada e em Educação Matemática. “ A licenciatura em Matemática tem demanda em todo Brasil. Pesquisas apontam que existe um déficit de professores na área, então é uma graduação muito válida. O corpo docente da UFT é qualificado e preparado para formar o aluno, o nosso curso é diferenciado e completo. Além de já ter a perspectiva de fazer um mestrado na área que é ofertado pelo nosso câmpus.”

O trabalho de alguns laboratórios pode ser conferido na internet:

Laboratório de Educação Matemática (Lemat) - confira os perfis: Instagram, Facebook e Youtube.

Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) - confira os perfis: Facebook, Instagram

Sisu e PSC 2021/1

O ingresso no curso pode ocorrer por duas formas para este semestre 2021/1: Pelo Processo Seletivo Complementar (PSC) e pelo SIstema de Seleção Unificada (Sisu). Veja abaixo como proceder em cada um dos processos:

No Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1 a oferta de vagasé dividida nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As inscrições ocorrem de 29 de março a 5 de abril de 2021. É possível conferir detalhes da seleção no Edital de nº 192/2021; o interessado pode utilizar, por exemplo, nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020. Confira mais detalhes sobre o Processo Seletivo Complementar (PSC 2021/1), com 948 vagas para graduação, aqui.

No Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições abertas de 06 a 09 de abril, as vagas estão divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020. A inscrição deve ser feita no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do   dia   09 de  abril  de   2021, observado   o   horário   oficial   de   Brasília (DF), exclusivamente    pela    Internet,    por    meio    do    Portal    do    Sisu,    no    endereço http://sisu.mec.gov.br. Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui). Você confere mais detalhes sobre o ingresso via Sisu, que na UFT tem 947 vagas ofertadas para o semestre 2021/1, aqui.