Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Turismo Patrimonial e Socioambiental formando promotores do desenvolvimento regional
Início do conteúdo da página
SÓ VEM!

Turismo Patrimonial e Socioambiental formando promotores do desenvolvimento regional

Por Poliana Macedo | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 10 de Março de 2021, 10h00 | Última atualização em Segunda, 29 de Março de 2021, 09h18

O Curso Tecnólogo em Turismo Patrimonial e Socioambiental tem duração de três anos, o regime é semestral, noturno, oferece 40 vagas por ano e atualmente possui cinco professores doutores e quatro professores mestres. O curso é ofertado gratuitamente no Câmpus de Arraias. A cidade de Arraias está localizada a 413 km de Palmas, na região serrana, ao Sudeste do Tocantins e possui uma população estimada em aproximadamente 10.800 habitantes.

Para a coordenadora do curso, professora Ana Claúdia Sampaio, o curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental é um curso inovador e modelo no Brasil. “É o primeiro curso de Turismo no país que é pensado para as pequenas prefeituras, associações e comunidades tradicionais que desejam trabalhar com o turismo, ao contrário dos outros cursos que são voltados para o mercado imediato, como os hotéis e as agências de viagem”.

O curso possui projetos que se destacam e que foram premiados em diversas esferas, como o projeto Gestão do Turismo na Serra Gerais, Prêmio Extensão UFT 2020; o Gosto - Festival Gastronômico de Arraias, Prêmio Extensão UFT 2019; o projeto Museu Histórico de Arraias, Finalista Nacional do Prêmio Rodrigo Melo de Franco 2020; o Labor Movens, projeto de extensão e também Canal do Youtube, com lives semanais sobre as condições de trabalho no turismo e que conta com a participação de grandes especialistas da área. Além do Anctur, projeto de Especialização Técnica em Atrativos Culturais e Naturais da região Norte e Centro-Oeste do Brasil, que é financiado pelo Ministério do Turismo.

O curso tem como objetivo formar profissionais que promovam o desenvolvimento regional e local. “Leva no DNA do curso: o patrimônio cultural, o respeito, a defesa e a proteção do patrimônio, assim como a questão socioambiental. Nosso objetivo é pensar o turismo de outra forma e buscamos trabalhar o turismo a partir de uma perspectiva que gere desenvolvimento, sustentabilidade, igualdade de oportunidades e possibilidades”, pontuou a coordenadora.

Perfil e Mercado de Trabalho

O aluno que cursar Turismo Patrimonial e Socioambiental finalizará o curso com aptidão para desenvolver atividades relacionadas ao setor do turismo patrimonial, podendo visualizar os cenários sociais, políticos e econômicos, as formas de atuação do mercado, as tendências culturais dos grupos e as transformações necessárias no setor turístico regional e nacional.

Quem ser formar em Turismo Patrimonial e Socioambiental pela UFT, poderá atuar em órgãos e instituições públicas e privadas, ONGs, associações comunitárias, locais que necessitem de profissionais que possam planejar, inventariar, ordenar, projetar, manejar ações voltadas para o desenvolvimento sustentável do lazer, de negócios, cultural, religioso, rural, ecoturismo, da melhor idade entre outros.

Ainda não decidiu? Acompanhe nossa série de matérias sobre os cursos da UFT e venha para a maior universidade do Tocantins. Só vem!

 

Sisu e PSC 2021/1 

O ingresso no curso pode ocorrer por duas formas para este semestre 2021/1: Pelo Processo Seletivo Complementar (PSC) e pelo SIstema de Seleção Unificada (Sisu). Veja abaixo como proceder em cada um dos processos:

No Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1 a oferta de vagasé dividida nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As inscrições ocorrem de 29 de março a 5 de abril de 2021. É possível conferir detalhes da seleção no Edital de nº 192/2021; o interessado pode utilizar, por exemplo, nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020. Confira mais detalhes sobre o Processo Seletivo Complementar (PSC 2021/1), com 948 vagas para graduação, aqui.

No Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições abertas de 06 a 09 de abril, as vagas estão divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020. A inscrição deve ser feita no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do   dia   09 de  abril  de   2021, observado   o   horário   oficial   de   Brasília (DF), exclusivamente    pela    Internet,    por    meio    do    Portal    do    Sisu,    no    endereço http://sisu.mec.gov.br. Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui). Você confere mais detalhes sobre o ingresso via Sisu, que na UFT tem 947 vagas ofertadas para o semestre 2021/1, aqui.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página