Página inicial > Últimas Notícias > Profor oferta cursos de formação aos docentes da UFT
professor

Profor oferta cursos de formação aos docentes da UFT

Por Daniel dos Santos | Publicado: Sexta, 26 de Fevereiro de 2021, 16h49 | Última atualização em Sexta, 26 de Fevereiro de 2021, 19h22

No mês de março, o Programa de Formação Docente Continuada (Profor) oferta dois cursos voltados aos docentes da UFT:

• Inovação e modelagem de práticas transformadoras
  • Introdução às relações étnico-raciais na universidade I

Os cursos serão on-line e iniciarão ainda em março. Serão ofertadas 60 vagas por curso. No decorrer do ano, mais cursos serão ofertados.

Mais detalhes de cada curso ao fim da matéria.

O Novo Profor 2021 é um projeto que tem a perspectiva de contextualizar, renovar saberes e a possibilidade de construção de novas experiências que sejam significativas ao corpo docente da UFT.

O coordenador geral do Profor, Jean Carlo Ribeiro, afirma que em 2021, o Programa continuará ofertando propostas de formação e encontros que possibilitem a troca de conhecimentos e experiências necessárias e presentes no cotidiano docente da UFT.

O coordenador pedagógico, George França, explica que o Programa apresentará um modelo dinâmico e interativo de curso propondo atividades síncronas e assíncronas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem. “Estrategicamente os cursos foram desenhados com Eixos de 10 horas distribuídos em sua carga horária geral e proporcionará aos cursistas conteúdos de alta qualidade desenvolvidos de acordo com as estratégias institucionais".

Curso 1: “Inovação e modelagem de práticas transformadoras”
Início do curso: 10/03/2021
Inscrições abertas entre 01 e 07/03/2021;
Formulário de inscrição aqui
Proposta: Inovação e sala de aula: competências e habilidades. Introdução à Transferência de Tecnologia: Evolução histórica; Marcos legais. Modelagem de experiências transformadoras. Uso do Business Model Canvas (BMC) em sala de aula. Práticas de BMC.
Professores responsáveis: Prof. Ms. Andre Pugliese da Silva e Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior

Curso 2: “Introdução às relações étnico-raciais na universidade I”
Início do curso: 17/03/2021
Inscrições abertas entre 08 a 14/03/2021;
Formulário de inscrição: a ser divulgado
Proposta: Capacitar servidores acerca da diferença, dos saberes tradicionais e a diversidade étnico racial no contexto da universidade, no sentido de ampliar a leitura do espaço acadêmico em sua pluralidade e o reconhecimento da multiplicidade de formas de ser e estar no mundo que convivem nesse espaço.
Responsável: Profa. Dra. Solange Aparecida do Nascimento

Desafios

Em 2021, o foco é nos desafios vinculados ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

Os cursos irão fortalecer os objetivos estratégicos institucionais a partir de cinco desafios:

Desafio 1- Educação Inovadora com Excelência Acadêmica;
Desafio 2 – Inclusão Social;
Desafio 3 – Inovação, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo;
Desafio 4 – Reconhecimento Social;
Desafio 5 – Mecanismos de Governança Pública.

marcador(es): Profor,Home