Página inicial > Últimas Notícias > Nota de falecimento: Joaquín Eduardo Manchola Cifuentes
PESAR

Nota de falecimento: Joaquín Eduardo Manchola Cifuentes

Por Samuel Lima | Publicado: Sábado, 13 de Fevereiro de 2021, 11h00 | Última atualização em Sábado, 13 de Fevereiro de 2021, 14h52

É com pesar que a Universidade Federal do Tocantins informa o falecimento do professor Joaquín Eduardo Manchola Cifuentes. Lotado no curso de Ciências Econômicas (Câmpus de Palmas). Ele estava internado em um dos hospitais de Palmas, em decorrência da Covid-19, onde veio a falecer na manhã deste sábado (13). Cifuentes também era servidor efetivo no Governo Estadual, lotado como gestor público na Diretoria de Gestão de Informações Territoriais e e Socioeconômicas da Secretaria de Planejamento (Seplan).

Cifuentes tinha graduação em Estadística pela Universidade Nacional de Colômbia (1979); Especialização em Planejamento Regional e Urbano pela Escuela Superior de Administración Pública de Colômbia- ESAP; Especialização em Economia Regional e Urbana pelo Programa Internacional de Ensino e Pesquisa em Planejamento para o Desenvolvimento Regional, Convênio FIPE/IPEA/BIID; Mestrado em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo- FEA/USP (1989) e Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Gestor Público, lotado na Secretaria de Fazenda e Planejamento, era professor na Universidade Federal do Tocantins, curso de Ciências Econômicas. Tinha larga experiência na área de Amostragem e Métodos Quantitativos, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Regional e Urbano, Desenvolvimento Sustentável, Sociologia Rural, na Avaliação de Políticas Públicas e em Planejamento Governamental.

Cifuentes teve grande contribuição na área de estatística e avaliação econômica do Estado do Tocantins, sendo um dos pioneiros na elaboração do Atlas Estatístico do Estado do Tocantins, chegando a ocupar cargos de direção na área de pesquisa e informação estatística nas secretarias afeitas à área econômica e de planejamento do Estado. Nesse mote, atuou também no desenvolvimento de planos regionais de desenvolvimento, avaliação de impacto dos projetos do Banco Mundial, perfis socioeconômicos dos municípios tocantinenses (acesse perfis aqui) e na regionalização do Estado. O professor é autor do livro "Agronegócio e Acumulação por Espoliação: enclave da soja em Campos Lindos", publicado pela Editora da UFT em 2017.

De acordo com informações de familiares, o cortejo fúnebre sairá da Funerária Pax Palmas para o cemitério público de Palmas às 16h.