Página inicial > Últimas Notícias > Egressa do curso de Jornalismo da UFT é selecionada em edital para receber bolsa e atuar como liderança negra em seu espaço
conquista

Por Poliana Macedo | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 22 de Dezembro de 2020, 13h44 | Última atualização em Terça, 22 de Dezembro de 2020, 16h34

A jornalista e egressa do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Dandara Maria Barbosa, foi selecionada no Edital Caminhos, como liderança negra e de origem periférica para ser protagonista de transformação no espaço em que ocupa, em uma iniciativa do Fundo Alas.

O edital selecionou 30 lideranças negras que irão receber uma bolsa de até 15 mil reais. A bolsa tem como objetivo capacitar e aprimorar a atuação destes líderes dentro do seu espaço. Poderá ser investida em variadas atividades formativas como cursos de idiomas, cursos de especialização e extensão, participação de intercâmbios, congressos e seminários e, também, em cursos livres que abordem temáticas que tenham relação com a consolidação da democracia e a superação das desigualdades sociais.

Para a egressa, a universidade teve papel primordial em sua trajetória:  “Dentro da UFT eu me empoderei como mulher negra, participando de movimentos sociais negros e conhecendo disciplinas e professores que potencializaram ainda mais tudo isso”, ressaltou Dandara.

Edital

O objetivo do Edital Caminhos é fortalecer a trajetória de lideranças negras que tenham nascido e/ou vivido em periferias urbanas brasileiras ou contextos periféricos urbanos, com idade acima de 20 anos e que aspirem aprimorar suas competências e habilidades pessoais para revigorar e fortalecer suas atuações sociais, políticas e profissionais.

O fundo é liderado pela Fundação Tide Setubal, instituição que acredita na importância da diversidade de raça e gênero nos espaços de decisão para reduzir os estigmas e a distância subjetiva entre centro e periferia, ampliando a cultura democrática e a capacidade de protagonismo dos agentes dos territórios.

marcador(es): Jornalismo