Página inicial > Últimas Notícias > Laboratório Vivencial do curso de Serviço Social ocorre nesta sexta, 4
evento online

Laboratório Vivencial do curso de Serviço Social ocorre nesta sexta, 4

Por Daniel dos Santos | Publicado: Sexta, 04 de Dezembro de 2020, 15h42 | Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 16h04

Nesta sexta-feira (4), o curso de Serviço Social (Câmpus de Miracema) promove o Laboratório Vivencial, focando no impacto da pandemia na vida do estudante. A ação será realizada das 19h às 22h, via plataforma Google Meet. O evento abordará o tema “O impacto da pandemia na vida social, educacional e profissional do adolescente: a ansiedade e depressão na organização do tempo”.

O Laboratório Vivencial é uma estratégia pedagógica utilizada na formação de assistentes sociais. O encontro terá palestras e debates e está sendo organizado pelos alunos das disciplinas de Oficina de Instrumental Técnico Operativo II e Direitos da Criança e do Adolescente no Brasil em articulação com os membros dos Grêmios Estudantis, sob a orientação das docentes Célia Maria Grandini Albiero e Claret Costa Brito.

As palestras serão ministradas por profissionais das áreas de Enfermagem ou Serviço Social, Psicologia e Pedagogia. Os participantes serão divididos em equipes definidas por cores que terão que se organizar e participar de uma espécie de gincana competitiva. Jurados avaliarão as equipes sob os seguintes critérios: grito de guerra; número de alunos de ensino médio de cada escola; animação; apresentação cultural; e participação no debate.

Os objetivos do projeto são possibilitar aos adolescentes reflexões sobre o contexto social, educacional e profissional na pandemia; viabilizar estratégias para planejamento do tempo; e propor alternativas para enfrentamento da ansiedade e depressão. O público-alvo são os adolescentes das escolas de ensino médio dos municípios de Miracema, Miranorte, Tocantínia, Rio dos Bois e Lajeado.

Para a estudante do sétimo período de Serviço Social, Hélia Chaves, o projeto é importante pois aproxima e articula a Universidade e o Ensino Médio, já que é realizado junto ao projeto “Grêmios Estudantis: Ações para organização e participação política e iniciação científica (Gest)”. Ela diz que “a finalidade é instigar e fortalecer a consciência crítica dos estudantes do ensino médio e motivá-los na inserção na universidade pública e na Iniciação Científica. E essa parceria dos alunos das disciplinas de instrumental II e dos adolescentes, se torna ainda mais rica, pois proporciona à esses estudantes do ensino médio, uma aproximação com o ambiente acadêmico”, ressalta a acadêmica.

As inscrições serão feitas até o dia 04, em um formulário online, segundo a organização do evento.

marcador(es): Miracema,Home,Serviço Social