Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Com periodicidade quinzenal, podcast é criado para auxiliar no Curso de História em Porto Nacional
Início do conteúdo da página
MONITORIA DIGITAL

Com periodicidade quinzenal, podcast é criado para auxiliar no Curso de História em Porto Nacional

Por Ana Lissa Alves | Edição: Samuel Lima | Publicado: Sexta, 04 de Dezembro de 2020, 15h05 | Última atualização em Sexta, 04 de Dezembro de 2020, 18h24

Com o objetivo de debater questões de História e temáticas relacionadas ao curso de Graduação em História do Câmpus de Porto Nacional, o aluno-monitor de Tecnologias Digitais, João Marcos de Souza Maia, do 5° período do Curso de História, desenvolveu um podcast com periodicidade quinzenal. Na programação o acadêmico recebe especialistas em alguma área da História.

O projeto é recente. O primeiro episódio foi lançado no dia último dia 02 de novembro. A ideia surgiu de maneira inesperada e vem ajudando muitos alunos. "O PodHistória foi uma ideia que desenvolvi a partir de outros podcasts. No caso, eu escuto alguns podcasts que abordam temas políticos. Dessa forma pensei que podia realizar algo com o mesmo propósito voltado para o curso de História e a historiografia", conta Maia. "Eu vejo dentro do meu próprio curso alguns colegas da graduação que têm certa dificuldade com o curso e o PodHistória surgiu inicialmente para tentar ajudar aqueles que poderiam ter alguma dificuldade dentro do próprio curso."

Diálogo aberto e visibilidade

O coordenador da Monitoria em Tecnologias Digitais, professor George Leonardo Seabra Coelho, aponta que o podcast é uma ferramenta importante. "Os episódios de podcast elaborados por ele [João Marcos], em parceria com alunos e professores do curso de História, têm a possibilidade de dar uma visibilidade maior ao curso de História por meios das mídias digitais. Sendo assim, o podcast proposto pelo acadêmico abre um diálogo bastante rico entre a Licenciatura e História e as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação", enfatizou.

Maia acredita que a atividade pode contribuir para os calouros de História, como também esclarecer dúvidas de interessados em ingressar em um curso de licenciatura. "Fui calouro do curso de História, no primeiro período de 2018, e senti certa dificuldade no início de como o curso funciona, quais os campos de pesquisa em História, a escolha do orientador etc. Dessa forma o podcast pode ser usado também para que as pessoas possam se familiarizar com o curso e caso queiram ingressar na licenciatura essas pessoas podem usar o podcast como um norte."

O PodHistória está disponivel nas plataformas Spotify, Google Podcasts e Anchor. É possível também conferir a programação no perfil do PodHistória no Instagram.

Clique, abaixo, e ouça os episódios já produzidos ou nas imagens para seguir ao episódio correspondente:
a) Literatura e Cinema
b) Desigualdade Social e Constituição Ditatorial
c) O curso de História

  

Entenda

O que é um podcast
É um conteúdo divulgado na forma de áudio, como se fosse rádio. O diferencial é que o conteúdo pode ser ouvido de forma on demand em dispositivos móveis ou baixado para ser ouvido quando o consumidor quiser. Por não ser uma programação ao vivo, o conteúdo é criado para ser uma partilha de conhecimento. Podem ser tratados diversos temas em podcasts, desde política, entretenimento a esportes e sexualidade. Os episódios podem ser ouvidos de forma separada ou o interessado pode assinar o programa, que é geralmente gratuito.

registrado em:
Fim do conteúdo da página