Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professoras da UFT participam de live da 4ª Mostra Norte por Norte
Início do conteúdo da página
FOTOGRAFIA

Professoras da UFT participam de live da 4ª Mostra Norte por Norte

Por Helô Pereira | Edição: Samuel Lima - Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 02 de Dezembro de 2020, 16h22 | Última atualização em Quinta, 03 de Dezembro de 2020, 15h38

Nesta quinta-feira (3) será realizada a live da 4ª Mostra Norte por Norte, pelo perfil da Casa Ninja Amazônica, no Instagram.  A Mostra Norte por Norte é um evento de fotografia  realizado em Rondônia e é feito por um coletivo de fotógrafos. A mostra desse ano irá dar visibilidade à produção fotográfica de mulheres da região norte, incluindo as professoras Lia Testa e Amanda Leite, dos câmpus da UFT em Araguaína e Palmas, respectivamente.

As exposições geralmente se destacam na paisagem das ruas centrais ou de bairros periféricos de Porto Velho, usando como suporte o lambe-lambe. Este ano, a mostra dará visibilidade às mulheres nortistas. A mostra tem o objetivo de articular produções visuais feitas nos estados que compõe a região Norte/Amazônica. Um convite ao diálogo e ao encontro entre artistas, pesquisadores e amantes da fotografia, um espaço de trocas feito por gente do Norte. “Trabalho a produção de visualidades na mescla entre realidade e ficção sobre temas cotidianos em diferentes processos de criação. Meu trabalho tenta de provocar modos de ver e de pensar a imagem fotográfica na cena artística contemporânea”, afirma Amanda Leite, fotografa e professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCom) e no curso de Pedagogia (UFT), no Câmpus de Palmas.

“A Mostra Norte por Norte está dando visibilidade á produção artística de mulheres da região norte, congregando assim uma reunião de visualidades e vozes que ocupam diferentes espaços do Brasil e mostrando que o Norte e as regiões que não estão no centro têm força e potência criativa.”, conta Lia Testa, professora de literatura do Curso de Letras, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL), e também do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), no Câmpus da UFT de Araguaína. Além de Amanda e Lia, também estarão participando da live a jornalista e artista visual Angélica Lima, e a fotógrafa Ludimila Matos.

Transmissão da Live

Com a pandemia, a parceria com a Casa Ninja Amazônica ganhou destaque, e atualmente o perfil organiza as lives estaduais e interestaduais para promover o diálogo entre as compositoras, os artistas e o público. A live será transmitida pelo perfil da Casa Ninja Amazônica (@casaninjaamazonia), nesta quarta-feira, às 19h.

Confira, abaixo, imagens de Amanda Leite (esquerda) e de Lia Testa (direita) que participarão da Mostra:

Fim do conteúdo da página