Página inicial > Últimas Notícias > Ação sensibiliza profissionais do HDT-UFT sobre cuidados para evitar a lesão por pressão nos usuários
PREVENÇÃO

Por Daianni Parreira | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 16h12 | Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2020, 16h58

Evento teve apoio da Associação Brasileira de Estomaterapia- Estomias Feridas e Incontinências

Por meio de parceria entre o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Doenças Tropicais, da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), e da Associação Brasileira de Estomaterapia - Estomias Feridas e Incontinências (SOBEST), foi realizada atividade alusiva ao “Dia mundial de prevenção da lesão por pressão” na última quinta e sexta-feira (19 e 20). A Unidade de Saúde é filiada a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e oferta atendimento especializado em doenças infectocontagiosas para Araguaína (TO) e região.

A campanha sob o tema “Mude de lado e evite a pressão” faz parte de um movimento internacional e tem como data principal a terceira quinta-feira do mês de novembro. Participaram como facilitadores o presidente do NSP, Luís Fernando Beserra Magalhães, e da Seção SOBEST-TO,  as enfermeiras Patrícia Lima Mercês e Raimunda Maria Ferreira de Almeida, respectivamente presidente e secretária, que também são empregadas da Ebserh.

A ação foi realizada nas Alas onde os profissionais da assistência faziam a marcação dos locais de maior incidência das lesões usando um modelo representado por empregados do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVSSP). Na ocasião, foi discutido as medidas de prevenção existentes no HDT-UFT, como: colchão pneumático, filme transparente e placas de hidrocolóide e sobretudo a mudança de posição a cada duas horas.

Saiba mais

De acordo com a enfermeira Raimunda Almeida, lesão por pressão é um dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato. A lesão é resultante de pressão em qualquer parte do corpo, se apresenta em pele íntegra ou como úlcera aberta e pode ser dolorosa.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

marcador(es): Home,HDT-UFT