Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa que previu reversão na tendência de queda de casos de Covid-19 é publicada em revista internacional
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Por Silene Lima (*) | Edição: Samuel Lima - Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 17 de Novembro de 2020, 14h32 | Última atualização em Terça, 17 de Novembro de 2020, 15h38

Uma pesquisa da Universidade Federal do Tocantins (UFT) sobre a Covid-19 no Brasil, prevendo a reversão na tendência de queda de casos, foi publicada na  Revista Internacional de Pesquisa de desenvolvimento (Internatonal Journal of Devolopment Reserach). A pesquisa foi realizada pelos professores Alexandre Rossini e Rafael Lima, do curso de Ciência da Computação da UFT, em conjunto com Maurício de Souza, aluno do curso de Pós-Graduação em Sistemas de Apoio à Decisão da UFT (lato sensu). Em 15/10/2020, por meio de algoritmos inteligentes, fizeram uma previsão de 30 dias para os casos confirmados do novo coronavírus no Brasil.

Segundo os dados divulgados, em 15/10/2020, o total de casos confirmados no país era de 5.140.863. Pela previsão dos pesquisadores, com base no trabalho realizado, após verificar tendência de queda desde o final de julho, previram que haveria reversão na tendência de queda no início de novembro e o aumento de casos seria inevitável. Pela previsão feita, do dia 16/10 a 14/11, o Brasil teria aproximadamente, 639.193 novos casos, totalizando 5.780.056 casos confirmados no dia 14/11/2020.

Passado este período, segundo Rossini, foi possível verificar se a previsão havia se confirmado. O país atingiu, no dia 13 de novembro, a quantidade de casos próximos da previsão, ao contabilizar 5.781.582 casos, o que indica que a pesquisa, apesar de ter subestimado o número de casos confirmados em cerca de um dia, conseguiu realizar previsão acompanhando a curva de contágio registrada, o que chamou a atenção dos pesquisadores.

Rossini afirma concluir, com isso, a existência de correlação muito forte e significativa entre os dados registrados no país e os previstos pela pesquisa. “O mais interessante foi que o estudo identificou que no início de novembro haveria reversão da tendência de queda de casos e o contágio voltaria a aumentar, algo que vem sedo contatado nos últimos dias”, ressalta o pesquisador. E alerta que não é possível concluir, com os dados da pesquisa se o Brasil está entrando na segunda onda de contágio ou ainda, se o aumento de casos foi pontual em decorrência de algum fator social.

A pesquisa utilizou dados da pandemia de treze países de diferentes regiões do planeta que estão  em momentos distintos de evolução da doença (dados disponíveis no portal Our World in Data).

O resultado da pesquisa gerou um artigo que foi aceito para publicação, ainda no final de outubro, pela Revista Internacional de Pesquisa de desenvolvimento (Internatonal Journal of Devolopment Reserach), um periódico classificado como qualis A2 Interdisciplinar e com fator de impacto 7,012.

(*) Estudante de Jornalismo, em atividade para a disciplina de Estágio Supervisionado I