Página inicial > Últimas Notícias > Lançada nova edição para o Prêmio Hilton Japiassu de Excelência em Pesquisa
INCENTIVO À PESQUISA

Lançada nova edição para o Prêmio Hilton Japiassu de Excelência em Pesquisa

Por Ana Lissa Alves e Samuel Lima | Edição: Samuel Lima | Publicado: Quinta, 12 de Novembro de 2020, 15h48 | Última atualização em Sexta, 13 de Novembro de 2020, 08h42

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação lançou a edição 2020 do Prêmio Hilton Japiassú de Excelência em Pesquisa. Podem ser indicados à premiação servidores doutores da UFT em duas categorias: Jovem  Pesquisador,  para  aqueles com menos de cinto anos da titulação; e Pesquisador  Sênior,  para  os que tiverem mais de cinco anos de titulação no doutorado. O prêmio será conferido na forma de certificado.

Qualquer servidor (docente ou técnico administrativo) pode indicar pesquisador para o Prêmio (um para cada categoria). De acordo com o Edital, para ser indicado o pesquisador deverá ser servidor (professor ou técnico-administrativo) efetivo da UFT; cumprir os requisitos descritos nos itens 3 e 4 do edital e receber indicação via formulário eletrônico.

Clique no link a seguir para acessar o formulário de indicação.

Confira, abaixo a íntegra do Edital publicado:

Hilton Japiassu na UFT, em 10 de março de 2014 (Foto: Samuel Lima/AcervoSucom)Hilton Japiassu na UFT, em 10 de março de 2014 (Foto: Samuel Lima/AcervoSucom)Sobre o Prêmio

O “Prêmio Hilton Japiassú de Excelência em Pesquisa” é um reconhecimento com o intuito de homenagear pesquisadores da UFT que tenham se destacado através desta Instituição de Ensino, honrando seus méritos na pesquisa.

O nome - Prêmio Hilton Japiassú de Excelência em Pesquisa - é uma homenagem à memória do consagrado professor, que residiu na cidade de Porto Nacional - TO durante sua infância e início da adolescência. Após deixar a cidade tocantinense, o pesquisador veio a tornar-se o mais importante nome na área da epistemologia das ciências humanas no Brasil.

Os livros do autor foram publicados por editoras de renome e ainda continuam sendo reeditados, mesmo após sua aposentadoria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  A trajetória intelectual, além do título de Doutor e Pós-Doutor por universidades francesas, inclui traduções do francês de mais de quinze (15) livros, incluindo obras do filósofo Paul Ricoeur, considerado por muitos o maior filósofo da atualidade.

Homenagens

O “Prêmio Hilton Japiassú de Excelência em Pesquisa”, que teve início em 2014 e iniciou as premiações em 2015, reconhece e distingue pesquisadores que se destacaram por meio da UFT.

• Em 2015, o Prêmio reconheceu, na categoria “Jovem Pesquisador”, a Dr.ª Cynthia Mara Miranda; e na categoria “Pesquisador Sênior”, Dr. Gil Rodrigues dos Santos;
  • Em 2016, Drª Fabrícia Rocha Chaves Miotto na categoria “Jovem Pesquisador” e Dr. José Neuman Miranda Neiva na categoria “Pesquisador Sênior”;
  • Em 2018, Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior na categoria “Jovem Pesquisador” e Dr. Fernando Mayer Pelicice na categoria “Pesquisador Sênior”;
  • E em 2019, Gustavo Cunha de Araújo na categoria “Jovem Pesquisador” e Karylleila dos Santos Andrade na categoria “Pesquisador Sênior”.