Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ancestralidade Como Lugar de Resistência é tema do Novembro Negro este ano
Início do conteúdo da página
Ações Afirmativas

Ancestralidade Como Lugar de Resistência é tema do Novembro Negro este ano

Por Caroline Falcão | Publicado: Quinta, 12 de Novembro de 2020, 09h58 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2020, 09h58

A Coordenação e o Comitê de Ações Afirmativas (Proex) promovem, neste mês, a Campanha Novembro Negro na UFT, tendo como mote principal o debate sobre o Racismo Institucional tendo como tema para este ano de 2020 Ancestralidade Como Lugar de Resistência. O evento será online por meio da plataforma google meet, entre os dias 16 a 20 de novembro, sempre às 19h. O link de acesso para participação é este meet.google.com/vvj-ifxm-kwv.

Para cada noite um tema será debatido com convidados. Para o primeiro dia (16) o assunto é sobre "Luta Antirracista em Tempos de Pandemia"; dia 17 - "Saúde da População Negra"; dia 18 - "Quilombolas na Universidade"; dia 19 - "Decolonialidade e Educação: outras epistemologias; e dia 20 - Filosofia Africana e Saberes Ancestrais". Veja os cards abaixo para mais detalhes da programação.

A campanha objetiva debater com a comunidade acadêmica o que é o Racismo Institucional; desenvolver estratégias de enfrentamento e prevenção ao racismo institucional; contribuir para a efetivação de um ambiente favorável à formulação e à implementação de práticas racialmente equitativas.

A coordenadora de Ações Afirmativas da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Solange Nascimento, falou sobre o principal assunto a ser discutido no evento: Ancestralidade Como Lugar de Resistência, que tem o "objetivo de trabalhar com os elementos dos saberes tradicionais afro-brasileiros como uma forma de valorização do saber, da cultura e da resistência negra no processo da diáspora", explica. Solange complementa dizendo que quando se fala de ancestralidade está se reportando aos elementos que historicamente sempre foram renegados, seja ele na valorização cultural ou no campo da educação, "pretendemos trabalhar as questões da africanidade, a ancestralidade e os saberes negros afro-brasileiros como elementos que trazem em si saberes valorizados dentro do espaço acadêmico", destaca.

registrado em:
marcador(es): Proex,Home
Fim do conteúdo da página