Página inicial > Últimas Notícias > UFT terá Observatório Nacional do Transtorno do Espectro Autista
CONQUISTA

UFT terá Observatório Nacional do Transtorno do Espectro Autista

Por Neuracy Viana (Projeto TEA-TDIC) | Edição: Samuel Lima | Publicado: Segunda, 26 de Outubro de 2020, 17h14 | Última atualização em Segunda, 26 de Outubro de 2020, 19h20

Novidade foi anunciada durante aula inaugural da especialização em TEA-TDIC e de mestrado e doutorado em Modelagem Computacional, na última sexta-feira (23)

Começou a ser montado na Universidade Federal do Tocantins (UFT) o Observatório Nacional do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o que fará da UFT a primeira universidade brasileira a fornecer informações sobre o TEA. A novidade foi anunciada durante a aula inaugural dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Transtorno do Espectro Autista no Âmbito das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TEA-TDIC) e Stricto Sensu em Modelagem Computacional na noite da última sexta-feira, dia 23. O evento foi transmitido ao vivo, pelo YouTube, por meio da TV Seduc e canal do projeto TEA-TDIC, e foi acompanhado por centenas de pessoas, entre alunos, professores, convidados e população em geral.

O evento foi conduzido pelos coordenadores do projeto, professores doutores George França e Kátia Rose Pinho, e contou com a participação do reitor Luís Eduardo Bovolato; do senador Eduardo Gomes, responsável por viabilizar os recursos para o projeto; da secretária da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, do presidente da Instituto de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Regional da UFT (Ipex-Regional), professor doutor Waldecy Rodrigues; do presidente da Associação Anjo Azul, Hermando Soares; do coordenador geral da Universidade da Maturidade (UMA), Luiz Sinésio Silva Neto; e do secretário da Educação de Araguaína, professor José da Guia, que no ato representou todos os secretários municipais. A live foi acompanhada pelo secretário-executivo da Seduc, Robson Vila Nova Lopes; pelo presidente do Fórum Estadual de Educação, Alan Bitar, entre outras autoridades.

Considerando o momento histórico, o senador Eduardo Gomes falou da sua confiança e entusiasmo no projeto, destacando o histórico de iniciativas de vanguarda que tem com a UFT. Na oportunidade, o parlamentar se colocou à disposição e citou o desejo que tem em divulgar ao País as ações do curso de TEA TDIC. “Estou muito feliz, porque a gente teve a ousadia e a fé de organizar, de participar e correr atrás, e agora a gente precisa do resultado para que as instituições sejam fortalecidas”, disse. “Que a gente comece hoje a aula inaugural de uma força da universidade permanente de inovar e dar espaço àqueles que mais precisam”, completou, falando que quer acompanhar o material científico e tecnológico que o curso irá produzir não só para a comunidade científica do Estado, mas para os alunos e, principalmente, para a história do Tocantins.

O reitor Luiz Bovolato, por sua vez, agradeceu o apoio do senador Eduardo Gomes não só para o projeto TEA-TDIC, mas em várias outras ações da UFT. Citando o fato de, naquela data, a UFT estar comemorando 20 anos do decreto de sua criação, o reitor destacou que o ensino superior e ensino básico têm que caminhar juntos. “É fundamental essa proximidade, porque é através da educação que podemos mudar a realidade de uma região e de uma nação”. Bovolato ressaltou o fato de as ações do projeto estarem tomando uma dimensão nacional e parabenizou a todos os professores e colaboradores do projeto e de instituições parceiras, cumprimentando a todos os alunos da especialização, do mestrado e doutorado.

A secretária Adriana Aguiar também falou da satisfação da parceria com a UFT, destacando o grande número de professores que abraçaram a ideia, acreditam e estão dispostos a ajudar na continuidade do Projeto TEA-TDIC. “É um anseio não só dos cursistas. Temos 585 alunos autistas, conforme o Censo Escolar, nas duas redes, e nenhuma universidade federal e secretaria de estado poderia pensar em redes distintas, por isso eu estou muito feliz pela forma como esse projeto nasceu e como ele está sendo conduzido”, ressaltou, parabenizando a todos do projeto e cumprimentando os cursistas.

Ao anunciar o Observatório Nacional do TEA, o professor Waldecy Rodrigues, em sua fala, comentou sobre o apoia às ações voltadas para o TEA, por meio da UFT. “Temos uma parceria com o Ministério da Saúde, através do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional, e também foi aprovado, junto ao CNPq, um projeto para fazer o mapeamento nacional do Transtorno do Espectro Autista”, disse também que está sendo criando o primeiro periódico científico brasileiro do TEA.

Projeto TEA-TDIC

Durante a live, o professor George França explicou os objetivos o projeto TEA-TDIC e falou sobre ações futuras. A coordenador adjunta Kátia Rose falou sobre a grande demanda existente nessa área do TEA, revelando que ainda existem 243 professores aguardando a oportunidade de se especializarem em TEA –TDIC.

Ao final do evento, o aluno da especialização, Raimundo Neto, recém-aprovado no mestrado em Modelagem Computacional, falou em nome da turma, e a professora Tarciely Borges encerrou com a palestra “Mãe TEA: do luto à luta”.