Página inicial > Últimas Notícias > Cinco cursos da UFT são avaliados com nota 4 no Enade
MEC

Cinco cursos da UFT são avaliados com nota 4 no Enade

Por Caroline Falcão | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2020, 19h19 | Última atualização em Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 08h57

Cinco cursos da UFT foram avaliados com nota 4 pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), indicador calculado com base no desempenho dos estudantes no Exame de 2019. Os dados foram divulgados no último dia 20 de outubro, pelo Ministério da Educação (MEC).

Os cursos que receberam a nota 4, acima da média nacional, foram Medicina, Enfermagem, Nutrição, Arquitetura e Urbanismo, e Engenharia Civil (Câmpus de Palmas). Já os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia, em Araguaína; Agronomia, em Gurupi; Engenharia Elétrica e Engenharia Ambiental, em Palmas, receberam o conceito 3.

De acordo com o pró-reitor de Graduação (Prograd), Eduardo Cezari, o Enade é um importante instrumento de avaliação externa da universidade e nos indica em quais cursos estamos no caminho certo e quais precisamos melhorar. "Os cursos que tiveram nota 4 tiveram seu desenvolvimento nos últimos anos voltado não apenas para uma formação técnica, mas integral do profissional de acordo com as diretrizes curriculares nacionais e com um trabalho amplo no ensino, na pesquisa e extensão, além do esforço colaborativo entre professores, estudantes e a gestão que deram condições para esses estudantes terem um bom resultado na avaliação", destaca.

Enade

O Enade é realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). É um exame feito por estudantes - ao final dos cursos de graduação - para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Levando em consideração o desempenho dos estudantes nas provas, os cursos são classificados seguindo uma escala de 1 a 5.

A cada ano, um conjunto diferente de cursos é avaliado. No ano passado, foram os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

A prova é composta de 40 questões, divididas em formação geral, que avalia aspectos da formação profissional relativas a atuação ética, competente e comprometida com a sociedade em que vive, e componente específico, voltada para as competências, habilidades e objeto de conhecimento de cada uma das áreas de conhecimento avaliadas. (Com informações da Agência Brasil)

Abaixo você confere a tabela com a nota de todos os cursos da UFT avaliados pelo Enade, em 2019.

Cursos  Câmpus  Nota Enade
Medicina Palmas 4