Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mais 58 professores iniciam formação para trabalhar com alunos autistas no Tocantins
Início do conteúdo da página

Mais 58 professores iniciam formação para trabalhar com alunos autistas no Tocantins

Por Neuracy Viana (Projeto TEA-TDIC) | Edição: Samuel Lima | Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2020, 18h00 | Última atualização em Quarta, 21 de Outubro de 2020, 10h58

Aula inaugural dos cursos de pós-graduação lato sensu em TEA-TDIC e stricto sensu em Modelagem Computacional ocorre nesta sexta-feira (23)

A Educação Especial no Tocantins vai ganhar reforço com o ingresso de mais 50 professores das redes públicas estadual e municipal de ensino no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Âmbito das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), e oito na Pós-graduação Stricto Sensu em Modelagem Computacional, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A aula inaugural das turmas da especialização e de mestrado e doutorado será realizada virtualmente nesta sexta-feira (23), às 19h, com transmissão ao vivo via YouTube, pela TV Seduc e canal do Projeto TEA-TDIC (youtube.com/c/projetotea-tdic).

Além de alunos, professores e coordenadores dos cursos, o evento contará com a participação do reitor da UFT, Luiz Eduardo Bovolato; do senador Eduardo Gomes, responsável por viabilizar os recursos para o projeto; da secretária estadual da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar; do secretário-executivo da Seduc, Robson Vila Nova lopes; do presidente do Fórum Estadual de Educação, Alan Bitar, entre outras autoridades.

Tanto aos vagas do curso de especialização quanto as de mestrado e doutorado são ofertadas por meio do Projeto de Pesquisa e Extensão em Transtorno do Espectro Autista no Âmbito das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TEA-TDIC), cujo objetivo é aprofundar o olhar sobre o transtorno do espectro autista e as tecnologias digitais de informação e comunicação na formação docente. O Projeto é desenvolvido através do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Sistemas (PPGMCS) e pelo Instituto de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Regional da UFT (IPEX-Regional),em parceria com a Seduc.

Outros 50 professores da rede estadual ingressaram na primeira turma da especialização em TEA-TDIC em junho deste ano e já estão produzindo tecnologias para serem trabalhadas em sala de aula com alunos autistas. Além de promover a qualificação e o aprofundamento teórico-prático dos professores-alunos, o curso visa criar condições para que o profissional compreenda as características específicas do TEA e construa práticas de inclusão em diferentes ambientes.

Já as vagas da Pós-graduação Stricto Sensu em Modelagem Computacional, através da parceria do Projeto TEA-TDIC e Seduc, são para o desenvolvimento de pesquisas que contribuam com a educação especial voltada para alunos autistas, bem como para a formação de profissionais para o uso da modelagem computacional.

Outras ações

Além dos cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, o projeto TEA-TDIC, que é coordenado pelos professores doutores George França e Kátia Rose Pinho, conta ainda com a realização de ciclos de palestras, realizado por meio de lives quinzenais, pelo canal do projeto no Youtube. Também prevê a produção de uma cartilha informativa sobre o TEA, um livro e um vídeo-book.

registrado em:
Fim do conteúdo da página