Página inicial > Últimas Notícias > Último dia para preecher o questionário da Avaliação Institucional referente a 2020
CPA

Por Poliana Macedo | Publicado: Segunda, 19 de Outubro de 2020, 11h58 | Última atualização em Sexta, 18 de Dezembro de 2020, 08h57

A Campanha de Avaliação Institucional 2020 da Universidade Federal do Tocantins (UFT)  segue até esta sexta-feira (18 de dezembro). Iniciada em 23 de outubro último, a campanha é organizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e envolve toda a comunidade universitária que poderá avaliar, de forma ampla, as atividades que são desenvolvidas na instituição, desde as áreas de ensino, pesquisa, extensão e infraestrutura física. O questionário será único para todas as categorias e abordará a pandemia da Covid-19 e o impacto na comunidade acadêmica e nas ações desenvolvidas pela UFT.

A avaliação pode ser realizada por meio da página da Comissão Própria de Avaliação (CPA), no link Avaliação 2020, ou clicando no banner da Campanha. Participam da avaliação, todos os servidores (docentes e técnicos administrativos) e também os estudantes da graduação e pós-graduação.

Segundo Thiago Ramos Machado, Técnico em Assuntos Educacionais da CPA, é fundamental a participação da comunidade acadêmica. “Sobretudo em razão do contexto da pandemia e todas as expressivas mudanças decorrentes desse processo, não apenas na vida pessoal de cada um, como na vida profissional também. A voz da comunidade é extremamente importante, a fim de contribuir para a construção de um cenário pós-pandemia na UFT mais sólido, ciente dos desafios associados a um amplo e necessário processo de reestruturação”, ressaltou.

Questionário Covid-19

Em razão do ano atípico, a CPA aprovou a realização de uma Campanha temática com foco na pandemia da Covid-19 e o impacto na comunidade acadêmica e nas ações desenvolvidas pela universidade.  Ainda segundo Thiago Ramos, “dessa forma, o questionário foi amplamente reestruturado e, além da significativa redução no número de questões, esse ano a CPA adotará um questionário único para as três categorias da comunidade acadêmica”.

O acesso ao questionário será por meio da página da CPA (www.uft.edu.br/cpa), pelos Portais do Aluno e do Professor, além do Instagram da CPA. O sigilo das informações também é integralmente garantido.

Relatórios

Os relatórios das avaliações anteriores também estão disponíveis na página da CPA. O Relatório de Avaliação Institucional constitui um documento de grande relevância, pois ao mesmo tempo que traz a percepção da comunidade acadêmica sobre a condução das ações na UFT, também auxilia a gestão no processo de elaboração/adequação/aprimoramento de políticas, bem como no processo de tomada de decisões.

O que é essa Avaliação?

A Avaliação Institucional faz parte do processo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, a partir do qual toda Instituição Federal de Ensino Superior deverá promover, anualmente, uma campanha de avaliação.