Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadores da UFT apresentam estudos sobre tratamento da Covid-19 em evento do Vaccine Journal
ciência

Por Daniel dos Santos | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 15 de Outubro de 2020, 11h59 | Última atualização em Sexta, 16 de Outubro de 2020, 09h31

Os professores e alunos de programa de pós-graduação da UFT apresentaram pesquisas sobre estudo in sílico da interação de imunossupressores no tratamento da Covid-19, nos dias 28 e 29 de setembro no 14 th Vaccine Congress on line edition – combatting the treat of Covid-19.

A pesquisa conta com estudante de mestrado do PPGBiotec e de doutorado do PPG Biotecnologia Rede Bionorte da UFT, aspectos importantes pois estes estudantes também estão na linha de frente ao combate da pandemia da Covid-19, cada um em suas respectivas unidades de trabalho e estado da federação.

O trabalho apresentado tem o título: Immunosuppressive drugs used for treatment of COVID-19 evaluated using molecular docking analysis of interactions between angiotensin-converting enzyme 2 (ACE2) and SARS-CoV-2 protease.

O professor Alex Cangussu explica como foi desenvolvida a pesquisa: “A partir de uma série de análise da interação entre sítios ativos de ligação do coronavírus (Sars-CoV2) com a enzima conversora de angiotensina 2 humana (ACE2) e os imunossupressores, nosso trabalho avançou na explicação da existência de interações significativas entre as drogas como metilprednisolona, dexametasona, rituximabe (Rb) e tocilizumabe (Tb), que tem sido empregada no tratamento da Covid-19. Nosso estudo aponta que o complexo formado entre os sítios ativos de ligação do Sars-CoV2 e ACE2 a estes imunossupressores podem minimizar o avanço da replicação viral e progresso da infecção, e consequentemente a melhora da saúde do paciente”.

Outros pesquisadores envolvidos são Mestrando e Doutorando de Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Federal do Tocantins e pesquisadores do Departamento de Entomologia da Universidade Federal De Viçosa (UFV), Viçosa, MG – Brazil; Instituto Leonidas e Maria Deane (Fiocruz Amazonas) Manaus – AM - Brazil; Instituto Federam do Amazonas, (IFAM), Manaus – AM - Brazil; Universidade Federal Da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz Do Iguaçu, PR - Brazil

Segundo a mestranda Wadylla Carvalho, diante do cenário pandêmico atual, estudos utilizando a metilprednisolona em pacientes acometidos com complicações pulmonares devido à COVID-19, apresentaram resultados positivos, evidenciando uma eficácia do medicamento no tratamento desses pacientes o que torna nosso trabalho altamente relevante. “Fazer parte da autoria deste estudo é muito animador e entusiasmante, uma vez que é um estudo relevante para o período complicado que estamos vivenciando nos dias atuais”, descreve.

O doutorando Wellington Moura explica que para esta pesquisa foi empregada ferramenta que analisa interações in sílico, ou seja ferramenta de modelos computacionais que modelam os sítios e locais de interação molecular possibilitando avançar em várias frentes de analises, e explicar as interações entre os imunossupressores e o complexo do vírus Sars-Cov2 e ACE2. “O docking molecular é utilizado para modelar interações atômicas entre sistemas formados por ligante-proteína ou proteína-proteína, o que nos permite caracterizar o comportamento de moléculas no sítio de ligação da proteína, bem como elucidar processos bioquímicos fundamentais. Segundo ele o estudo contribui na elucidação de mecanismos de ação de medicamentos para tratamento de enfermidades emergentes como é o caso da Covid-19.

O biomédico Diego Ribeiro e mestrando do programa de mestrado PPG-Biotec é um dos pesquisadores na linha de frente para o tratamento da Covid-19 e relata como é importante a busca pelo entendimento dos mecanismos de ação dos atuais medicamentos empregados para a Covid-19. Segundo ele, algumas das pessoas infectadas podem apresentar sintomas leves a moderados da doença e não precisarão ser hospitalizadas, entretanto, reforça que um grande número de pessoas, acabam necessitando de internações devido as complicações e algumas acabam não resistindo vindo a óbito. Assim, considera a importância científica deste estudo por sinalizar o que tem sido reportado e vivenciado na rotina hospitalar. A contribuição de imunossupressores no tratamento dos quadros mais graves é uma realidade. Como exemplo podemos citar o tocilizumabe que contribuído no combate a resposta viral e minimizando número de internações.

O cardiologista Edson Wagner S Cangussu é também estudante de Mestrando do PPG-Biotec e descreve o quão é importante aos profissionais que lidam no dia-a-dia como ele participar de uma pesquisa de grande abrangência e elevada contribuição cientifica: “Pra mim este estudo contribuiu muito por elucidar através de ferramentas de ponta na pesquisa científica o que é vivenciado por nós profissionais da saúde, que lidam a cada dia no combate a Covid-19. Atuo aqui na região norte do Estado de Minas Gerais e é gratificante participar desta pesquisa, por que é uma realidade muito próxima a mim, e posso contribuir cada vez mais e melhor através do entendimento dos mecanismos de ação dos imunossupressores no tratamento da Covid-19”.

Sobre o evento e Vaccine Journal

A conferência do 14th congress foi organizada pela Elsevier e o Vaccine Journal. O Vaccine Journal é a única publicação científica da mais alta qualidade em todas as disciplinas relevantes para o campo da vacinologia, que aceitam e publicam artigos originais de pesquisas básicas e clínicas, fabricação de vacinas, história, políticas públicas, ciência comportamental e ética, ciências sociais, segurança. A conferencia devido a pandemia da Covid-19 foi em edição on line com o foco principal sobre a imunologia da covid-19 e plataformas de desenvolvimento de vacinas.