Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Grupos de Pesquisa participam de Monitoramento Global dos Media (GMMP) 2020
Início do conteúdo da página
PPGCOM

Grupos de Pesquisa participam de Monitoramento Global dos Media (GMMP) 2020

Por Poliana Macedo | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 08 de Outubro de 2020, 13h22 | Última atualização em Quinta, 08 de Outubro de 2020, 22h18

O grupo de pesquisa Comunicação, Direitos e Igualdade (CODiG) e grupo de pesquisa em Jornalismo e Multimídia (NEPJOR), vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCOM) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), liderados respectivamente pelas professoras Cynthia Miranda e Liana Vidigal, participaram do Projeto de Monitoramento Global dos Media (GMMP) 2020. O site da pesquisa pode ser consultado no link: http://whomakesthenews.org/gmmp.

O Global Media Monitoring Project é o maior e mais longo estudo longitudinal sobre gênero na mídia mundial. É também a maior iniciativa de advocacy do mundo para mudar a representação das mulheres na mídia. É único no envolvimento de participantes que vão desde organizações comunitárias de base a estudantes universitários e pesquisadores a profissionais de mídia, os quais participam voluntariamente.

A professora Cynthia Miranda foi a coordenadora da equipe local e contou com a participação de integrantes dos dois grupos. No Brasil foram 12 equipes locais distribuídas entre as várias regiões brasileiras e a coordenação nacional das equipes brasileiras ficou a cargo da pesquisadora Elizângela Carvalho.

É a primeira vez que o Brasil participa da pesquisa. A pesquisa é realizada a cada 5 anos, sua primeira edição ocorreu em 1995 e depois foi aplicada nos anos de 2000, 2005, 2010 e 2015. A última edição da pesquisa, em 2015, englobou 114 países.

 

(Com informações da Coordenação do PPGCOM/UFT)

 

registrado em:
marcador(es): Home,PPGCom
Fim do conteúdo da página