Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conheça as ações da DTE durante a pandemia; live sobre ensino a distância ocorre na quinta-feira (24)
Início do conteúdo da página
A UFT NÃO PARA

Conheça as ações da DTE durante a pandemia; live sobre ensino a distância ocorre na quinta-feira (24)

Por Caroline Falcão | Edição e Revisão: Samuel Lima | Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 19h11 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 17h46

Realizar um curso de ensino superior a distância para muitos estudantes era uma segunda opção na escolha da formação universitária. Em tempos de pandemia e isolamento social, o que era exceção, passou a ser a regra, e escolas e universidades tiveram que se adaptar para a oferta de aulas online. Nesse contexto, quem saiu na frente foram os cursos de ensino a distância, pois não sofreram com a paralisação de suas aulas. Realidade para mais de 1.100 alunos que realizam sua graduação na modalidade EAD na Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

A UFT se destaca pela oferta de ensino público, gratuito e de qualidade na região norte, da implantação da modalidade de ensino a distância, por meio da Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE), desde o ano de 2006. Atualmente, conta com 23 polos de apoio presencial, seis cursos de graduação (Bacharelado em Administração Pública e Licenciaturas em Biologia, Física, Matemática, Química e Música).

Na pós-graduação a distância 235 alunos já concluíram os cursos de Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão Pública em Saúde. Atualmente, são 154 alunos ativos na especialização em ensino da Matemática. Para atender esta demanda o ensino a distância da UFT possui 151 professores tutores e uma equipe multidisciplinar.

Ações do ensino a distância neste tempo de pandemia

Aulas
- Neste ano de 2020 mesmo no contexto da pandemia as aulas dos cursos EAD não sofreram prejuízo por conta de sua modalidade, uma coisa boa para os alunos que realizam sua graduação de modo virtual, pois não perderam o conteúdo. No primeiro semestre as aulas ocorreram para os cursos de Biologia, Física, Química, Matemática e o Bacharelado em Administração Pública. Cada curso possui um cronograma específico de atividades e o aluno precisa acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem.
- Os encontros virtuais, em formatos de lives, foram as estratégias adotadas pelos cursos de graduação EAD em lugar dos encontros presenciais. No curso de Biologia foi organizado um Ciclo de Palestras e Minicursos online. Já no curso EaD de Matemática ocorreram lives com as turmas e a realização de avaliações e defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso com os alunos.
- Já no mês de agosto deste ano houve aula inaugural online dos cursos de Licenciatura em Química, Física, Música e Matemática, por meio do canal do YouTube da DTE. Durante as atividades, os alunos conheceram a estrutura do ensino a distância da UFT, a função da DTE, além de conhecer os coordenadores de curso. Os calouros também receberam orientações do acesso ao ambiente virtual de aprendizagem e das atividades online.

 Cursos
- Devido a demanda de produção de conteúdo educativo para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ter aumentado consideravelmente, sobretudo, nesse momento de isolamento social, a DTE disponibiliza curso de Formação do Uso do Moodle e Recursos Interativos para comunidade acadêmica. O curso foi pensado com o objetivo de capacitar usuários para o ambiente Moodle e seus recursos interativos, tais como: vídeos, exercícios com o uso de imagens, avaliações interativas, dentre outros recursos disponíveis no AVA. O curso é livre, qualquer pessoa com conexão de internet pode realizá-lo, é gratuito e os participantes que concluírem todas as atividades com êxito, geram ao final o certificado de conclusão - https://ead.uft.edu.br/course/view.php?id=740.
- A DTE oferta à comunidade acadêmica o Minicurso de Webconferência com BigBlueButton no Moodle, que está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle e foi todo desenvolvido pela equipe técnica da Diretoria. O curso tem o objetivo de capacitar os usuários do Moodle, sobretudo professores da Universidade, para o uso da ferramenta de webconferência disponível no ambiente virtual de aprendizagem. O minicurso é gratuito e as inscrições podem ser feitas por meio do seguinte endereço eletrônico – https://ead.uft.edu.br/course/view.php?id=732.

Ações
- Servidores da Diretoria de Tecnologias Educacionais elaboraram um Manual de Orientações Básicas para a Criação de Cursos a Distância no Moodle com objetivo de orientar a comunidade acadêmica na criação e modelagem de cursos no Ambiente Virtual de Aprendizagem. A ideia é que interessados em ofertar cursos a distância, no Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle, possam se apoiar nas orientações básicas contidas no Manual. Para acessar o Manual de Orientações Básicas para a Criação de Cursos a Distância no Moodle, clique no link a seguir – https://docs.uft.edu.br/share/s/UEwNzw6JSfed2ZilLYQiMQ.
- A Diretoria de Tecnologias Educacionais realizou levantamento sobre as condições dos estudantes do ensino a distância da UFT durante a Pandemia. A pesquisa é uma iniciativa da equipe pedagógica da DTE e busca compreender a situação dos estudantes durante a pandemia de COVID-19. As respostas ao questionário fundamentarão um diagnóstico das condições enfrentadas pelos estudantes e suas famílias. A partir do reconhecimento da situação dos alunos, a equipe pedagógica da DTE desenvolve ações estratégicas para melhor atendimento ao estudante EAD da UFT e também ações de prevenção da evasão neste momento atípico.

Editais
- A DTE neste período de isolamento ofertou 630 vagas para graduação em Música, Física, Química e Matemática. Por conta do isolamento social, o processo seletivo foi feito eletronicamente por meio de análise curricular. As aulas desses cursos iniciaram no dia 31 de agosto deste ano.
- Foi aberto edital para seleção de professor formador nos cursos de Graduação EaD de Química, Física, Música e Matemática. Além também de edital de seleção para Tutor Presencial e Tutor Online para atuação nos mesmos cursos citados.

Live ocorre nesta quarta-feira
Nesta quinta-feira (24), às 19h, a diretora de Tecnologias Educacionais, Suzana Gilioli, estará ao vivo no canal da UFT no Youtube, em nossa série de lives sobre as ações na pandemia.

A UFT não para: saiba mais

Para saber, em detalhes, a atuação da DTE e demais setores no período de distanciamento social, acesse a página da UFT e conheça a aba especial com todas as matérias sobre as ações no combate à Covid-19. Apesar de estarmos fisicamente distantes no momento, a Universidade segue atuante, cumprindo o seu papel social, se reinventando a cada dia e empenhando esforços a cada novo desafio.

registrado em:
marcador(es): DTE,Home,covid
Fim do conteúdo da página