Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para o Simpósio Ebserh de Segurança do Paciente 2020
Início do conteúdo da página
HDT-UFT

Inscrições abertas para o Simpósio Ebserh de Segurança do Paciente 2020

Por Assessoria de Imprensa do HDT-UFT | Edição: Samuel Lima (Sucom/UFT) | Publicado: Terça, 15 de Setembro de 2020, 10h18 | Última atualização em Terça, 15 de Setembro de 2020, 10h23

As palestras e as apresentações para o evento serão gratuitas e abertas ao público

A Comemoração do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2020 será marcada por um evento online que ocorre nos dias 16 e 17 de setembro de 2020. Trata-se de um simpósio com o tema “Lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19 para melhoria da qualidade, da segurança do paciente e dos profissionais na Rede Ebserh”.

O evento virtual tem o intuito de apresentar as inovações dos hospitais que vêm contribuindo para melhorar a segurança dos pacientes, a segurança dos profissionais dos serviços de saúde, a qualidade da assistência, o cuidado humanizado e a vigilância em saúde. Os interessados em acompanhar o evento de forma online devem se inscrever até o dia 15 de setembro, clicando aqui.

A apresentação de trabalhos é restrita aos profissionais das unidades da Rede Ebserh (hospitais e administração central), devendo ser apenas trabalhos inéditos com ações que já foram ou vêm sendo desenvolvidas e aprimoradas durante a pandemia.

Atuação da Rede Ebserh

Além do apoio ao ensino, formação e capacitação das equipes assistenciais, a Rede Ebserh implementou o Comitê de Operações Especiais (COE) para definir estratégias e ações em nível nacional para o enfrentamento da pandemia. Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhado em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação, com participação nos COEs desses órgãos, e tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares.

Tem atuado na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas. Promoveu processos seletivos emergenciais com a possibilidade de contratação de aproximadamente 6 mil profissionais temporários para o enfrentamento da pandemia.

Também disponibilizou R$ 274 milhões para ações contra o coronavírus, recursos do Ministério da Educação (MEC) liberados pela Ebserh de acordo com a necessidade e urgência de cada unidade hospitalar. A verba está sendo utilizada em adequação da infraestrutura, aquisição e manutenção de equipamentos, compra de medicamentos e outros insumos, além de equipamentos de proteção individual.

Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência ao enfrentamento do Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde. (Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh)

registrado em:
marcador(es): Araguaína,HDT-UFT
Fim do conteúdo da página