Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conheça as ações da Proex durante a pandemia; live ocorre nesta quarta-feira (09)
Início do conteúdo da página
a uft não para

Conheça as ações da Proex durante a pandemia; live ocorre nesta quarta-feira (09)

Por Gihane Scaravonatti | Publicado: Terça, 08 de Setembro de 2020, 15h08 | Última atualização em Quarta, 09 de Setembro de 2020, 19h11

2020 prometia tanto, não é mesmo?! A gente iniciou o ano cheios de expectativas pessoais, profissionais, sonhos acadêmicos... Daí, num piscar de olhos, fomos pegos por um vírus, que “embrulhou” tudo quanto é plano. Mas, como escreveu Guimarães Rosa em seu “Grande Sertão: Veredas”, a vida é mesmo assim: “esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.

Então, enquanto a rotina não “desinquieta”, o desafio é ressignificarmos o nosso dia a dia. E é isso o que a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) tem feito ao longo deste período da pandemia: reinventar-se. A Proex, tão habituada ao universo da criatividade para por em prática suas ações extensionistas, viu-se, como todos nós, desafiada pela Covid-19. E o que fez? Tomou fôlego, encheu-se de coragem e não parou. Venha com a gente conhecer as ações da Pró-Reitoria frente à pandemia do coronavírus.

Campanhas solidárias
Apoio psicológico
  • Ações do Curso de Psicologia do Câmpus de Miracema:
  • Projeto Tecendo Laços Virtuais: as professoras Kenia e Jamile têm realizado o acolhimento comunitário em situação de crise;
  • Projeto Psicologia e Educação: o professor Ladislau ofertou um curso de formação para 230 orientadores educacionais do Estado do Tocantins.
Atividades esportivas
  • UFT em Movimento: muita gente já conhece este projeto da Proex, que é um sucesso na UFT – e ele não parou diante da pandemia. São 18 atividades físicas e recreativas aprovadas este ano, acontecendo de forma virtual: funcional, danças, karatê, atletismo etc, todas acompanhados por profissionais das áreas;
  • Torneio de Xadrez Online: em parceria com federações e assessorias esportivas, o torneio ocorre no próximo dia 12 de setembro;
  • Parceria com o Projeto Reviver: atletas paraolímpicos têm utilizado a pista de atletismo da UFT, no Câmpus de Palmas, para realizarem seus treinos; a ação já acontecia com amplo apoio da Proex (incluindo transporte e alimentação dos atletas para competições) e, agora, segue com todas as normas de prevenção à Covid-19.
Para as crianças
Para os idosos
Editais em andamento
Ações diversas em andamento
A UFT não para: saiba mais

Para saber, em detalhes, a atuação da Proex e demais setores no período de distanciamento social, acesse a página da UFT e conheça a aba especial com todas as matérias sobre as ações no combate à Covid-19. Apesar de estarmos fisicamente distantes no momento, a Universidade segue atuante, cumprindo o seu papel social, se reinventando a cada dia e empenhando esforços a cada novo desafio. 

Live com a pró-reitora de Extensão ocorre nesta quarta-feira (09)

Live #5 - Ações da UFT na Pandemia (Proex) (Arte: Job/Sucom)Nesta quarta-feira (09), às 17h, a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana Milhomem, estará ao vivo no canal da UFT no Youtube, em nossa série de lives sobre as ações na pandemia. Na ocasião, ela falará sobre o funcionamento e a atuação da Proex no período. "A Pró-Reitoria se descobriu, mais uma vez, como um espaço potente de diálogo entre a Universidade e os demais segmentos da sociedade. O relacionamento sempre fez parte da política institucional, mas, neste momento, isso se tornou muito mais evidente em nossas ações e intenções. O grande desafio da Extensão foi conseguir alcançar, especialmente, as comunidades tradicionais, em situação de maior vulnerabilidade e de localização remota. Mas, temos conseguido e as ações estão sendo concretizadas. Firmamos várias parcerias para atender às diversas necessidades básicas dessas pessoas ", frisa Santana. 

Participe da live, conheça os projetos e tire suas dúvidas!

registrado em:
Fim do conteúdo da página