Página inicial > Últimas Notícias > Unidade de Nutrição Clínica do HDT-UFT comemora dia do nutricionista com retrospectiva
NUTRIÇÃO

Por Ascom HDT-UFT | Edição: Samuel Lima (Sucom/UFT) | Publicado: Segunda, 31 de Agosto de 2020, 10h48 | Última atualização em Segunda, 31 de Agosto de 2020, 11h04

Inserido em fevereiro de 2015 à Rede Ebserh, o Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) se tornou um dos 40 hospitais universitários vinculados ao Ministério da Educação (MEC) com atendimento 100% SUS. Desde então, a Rede tem realizado vários concursos no intuito de estabelecer um quadro de empregados dinâmico e diversificado para atender aos anseios da população. Em 2016, as primeiras nutricionistas convocadas pelo concurso Público nº 7/2015 - HDT-UFT/Ebserh, foram contratadas para assumir o serviço de nutrição do HDT-UFT, o qual contemplava atividades da unidade de alimentação e nutrição (monitoramento e fiscalização do serviço terceirizado) e da nutrição clínica, como a assistência nutricional ao paciente internado e suporte às atividades relacionadas ao ensino e pesquisa, entre outras atividades inerentes ao cargo.

No dia 31 de agosto é comemorado o dia do Nutricionista. A chefe da Unidade de Nutrição Clínica do HDT-UFT, Genice Oliveira, relembra as ações realizadas pelo serviço desde a inserção do hospital à Rede Ebserh. “Nesses quatro anos, avançamos significativamente quanto às ações desenvolvidas pelo nutricionista. Mesmo com um quadro de profissionais instável, conseguimos iniciar a base de sustentação de nosso trabalho. Colaboramos para a instituição da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) em atendimento à legislação obrigatória da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Implantamos os protocolos clínicos do atendimento nutricional, estabelecemos o atendimento ambulatorial, definimos os indicadores de gestão baseados no Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais (Planilha Sigtap) do Sistema Único de Saúde (SUS), além dos indicadores de monitoramento da Terapia Nutricional Enteral”, conclui.

Na unidade de hotelaria, que conta com a atuação de uma nutricionista nas atividades fiscalizatórias do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), foram instituídos o Caderno de Boas Práticas de Hotelaria e estabelecidas as ações voltadas para o método de gestão por processos. Rosângela Santos, chefe substituta da Unidade de Apoio Diagnóstico e fiscal substituta do contrato de refeições do hospital, afirma: “a nutricionista da hotelaria faz cumprir a lei do contrato de refeições, fiscalizando com conhecimento técnico, com vistas a oferecer o melhor serviço ao nosso paciente”.

Quanto à participação da nutrição nas atividades de ensino e pesquisa, estabeleceu-se o vínculo ao Curso de Nutrição da UFT e, por meio da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), iniciou-se os primeiros passos para a implantação da Residência Multiprofissional em Doenças Tropicais com ênfase em infectologia, com disponibilidade de duas vagas para nutricionistas residentes.

Em 2020, o HDT-UFT recebeu novos equipamentos para mensuração de estatura (estadiômetro) e peso (balança), além de trenas para mensuração de circunferências corporais.

Para o futuro, a chefe da Unidade de Nutrição Clínica anseia manter uma melhoria contínua na prestação dos serviços. “Desejamos que os nutricionistas das unidades de hotelaria e nutrição clínica sigam na administração e melhoria dos processos que impactam a hospitalização do paciente, podendo gerar menor custo, maior sustentabilidade aos processos e maiores resultados à saúde do paciente, à qualidade do ensino e pesquisa e à garantia de uma atuação cada vez mais dinâmica”.

Conheça a profissão:

O nutricionista é um profissional da área da saúde capacitado para atuar na prevenção, promoção e recuperação da saúde humana, planejando, executando e avaliando ações baseadas nos conhecimentos da ciência da nutrição e alimentação. Suas áreas de atuação envolvem a Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva, Indústria de Alimentos, Saúde Coletiva, Educação, Marketing na área de alimentação e nutrição, Gastronomia, Docência Universitária, entre outras.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT