Página inicial > Últimas Notícias > UFT participa do projeto "Amazoniza-te: construindo rede de afetos"
APOIO INTERINSTITUCIONAL

UFT participa do projeto "Amazoniza-te: construindo rede de afetos"

Por Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 28 de Agosto de 2020, 14h56 | Última atualização em Sexta, 28 de Agosto de 2020, 17h03

Com objetivo de construir uma rede de afetos para apoiar diversos povos da Amazônia que estão em situação de vulnerabilidade, agravada pela pandemia, ocorre nesta sexta-feira, às 19h, um webinário de lançamento do evento "Amazoniza-te". A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT, professora Maria Santana Milhomem, integrará a mesa de abertura. O webinário ocorrerá pela plataforma Zoom. O link para inscrição no webinário está disponível no site criado para o evento (clique aqui).

Segundo a pró-reitora, há o envolvimento de várias organizações, instituições, movimentos sociais e principalmente a Universidade do Pará, de onde partiu a movimentação inicial. Segundo ela, é uma articulação interinstitucinoal de apoio às comunidades amazônicas tradicionais (indígenas, quilombolas e ribeirinhos) que têm sofrido neste tempo de pandemia. "É um evento de acolhimento, de afeto, de arrecadação financeira, mas principalmente de levantamento de vozes, de proporcionar que essas comunidades possam de fato garantir seu direito à vida, moradia, saúde e ao direito humano como cidadãos e cidadãs. Nós, como universidade, estamos mobilizados para dar apoio ao evento, esta rede de afeto, à qual a UFT está participando a partir da Proex", disse.

De acordo com as informações da organização do evento, o webinário desta sexta-feira marcará o lançamento da campanha de apoio financeiro e logístico às comunidades. Confira, abaixo, o grupo de parcerias e rede de apoio que integram o Amazoniza-te:

• Integrantes de universidades (IFES) da Amazônia e movimentos.
  • Integrantes da Coordenação de Associações de Quilombos do Pará (Malungu)
  • Associação dos Povos Estudantes Indígenas da Universidade Federal do Pará (APYEUFPA)
  • Associação de Estudantes Quilombolas da UFPA (ADQ-UFPA).
  • Lideranças indígenas dos povos Munduruku, dos Awá, dos Amanayé.
  • Discentes e docentes das Universidades: Federal do Pará (UFPA), Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Instituto Federal do Pará (IFPA), iniciando diálogo com a Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), da Federal Rural do Pará (Ufra), da Federal do Tocantins (UFT), da Federal do Amapá (Unifap).
  • Conselho Regional de Psicologia
  • Grupo Mídias Alternativas na Amazônia CNPQ-UFPa
  • Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Sociedades Amazônicas, Cultura e Ambiente – Sacaca/Ufopa.

Outras informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

marcador(es): Proex,Extensão,Home