Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Live aborda situação e perspectivas do ensino na graduação frente à pandemia
Início do conteúdo da página
VIA YOUTUBE

Live aborda situação e perspectivas do ensino na graduação frente à pandemia

Por Samuel Lima | Publicado: Terça, 25 de Agosto de 2020, 14h32 | Última atualização em Sexta, 28 de Agosto de 2020, 10h24

Live #2 - Ações da UFT na Pandemia (Prograd)As perspectivas e situação atual do ensino de graduação na Universidade Federal do Tocantins serão o foco da segunda live da série que a Superintendência de Comunicação (Sucom) está realizando por meio de seu canal no Youtube, durante os meses de agosto e setembro. Nesta quarta-feira, a partir das 17h30, a pró-reitora de Graduação, Vânia Maria de Araújo Passos, falará sobre essas questões e outras relacionadas à graduação.

Entre os temas a serem abordados na live, comandada pelo superintendente de Comunicação, Kléber Abreu, e pela jornalista Poliana Macedo, estão a suspensão das atividades presenciais da graduação e o que está sendo discutido para o retorno remoto (ou não) das atividades, e quais instâncias tomarão essa decisão; que atividades foram realizadas com a suspensão do calendário acadêmico; que apoios a UFT proporcionou aos estudantes em forma de projetos e ações; e sobre Vestibular e Sisu.

A pró-reitora adianta que "a UFT tem reforçado o processo de discussão, junto à comunidade acadêmica, primando pelo diálogo e discussão de alternativas para solução de situações difíceis e complexas". Ela enfatiza que a Universidade também está realizando trabalhos de diagnósticos e discussões acerca das atividades acadêmicas, por meio de uma Comissão de Acompanhamento e Pesquisa – UFT/Covid-19 (Coap-UFT/Covid-19), com a representação de técnicos, docentes e discentes da UFT.

Para não perder nenhuma live, fique atento aos perfis da @uftoficial nas redes sociais. Todas as datas e horários serão divulgados por lá e no Portal da Universidade.

Confira a entrevista, abaixo:

Portal UFT - Tivemos a suspensão das atividades presenciais da graduação; o que está sendo feito para o retorno (presencial ou remoto) e quais instâncias tomarão esta decisão?

Vânia Maria de Araújo Passos - Após a suspensão do calendário acadêmico 2020, a UFT iniciou o processo para instituir a Comissão de Acompanhamento e Pesquisa – UFT/Covid-19 (Coap-UFT/Covid-19), aprovada em reunião do Consuni  em 25 de junho de 2020, or meio da Resolução nº 26/2020, que dispõe acerca disso com os seguintes objetivos:

  • I - Promover diagnóstico e discussões acerca de questões psicológicas, de inclusão digital, perfil socioeconômico da comunidade acadêmica e possibilidades pedagógicas para a UFT, durante a pandemia e suspensão do calendário acadêmico;
  • II – Fomentar e mapear projetos de pesquisas e extensão voltados para o contexto de pandemia Covid-19, como: distribuição de máscaras, álcool em gel, equipamentos de proteção individual (EPI), cestas básicas, e demais ações que se fazem necessárias a partir do complexo cenário de pandemia;
  • III – Promover a discussão acerca de desafios e perspectivas para a educação superior, no período pós pandemia.
  • Parágrafo único. Em cada câmpus será constituída a Comissão de Acompanhamento e Pesquisa – UFT/Covid-19 (COAP – Câmpus/Covid-19), sob a orientação da Comissão de Acompanhamento e Pesquisa – UFT/Covid-19 (COAP-UFT/Covid-19).

A instância para decisão de retorno é o Consuni, órgão que delibera acerca do calendário acadêmico.

 

Portal UFT - Que atividades foram realizadas com a suspensão do calendário acadêmico?
Vânia - No âmbito acadêmico, foram apresentadas as seguintes orientações e medidas, por meio de instrução normativa e resolução:

Instrução Normativa nº 02/2020 – Prograd – estabelece orientações aos professores para estabelecerem interação com os alunos, por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) priorizando o GIS/Moodle/UFT, ressaltando que o mesmo faz interface com Sistema Integrado de Ensino (SIE) e apresentará a lista de alunos matriculados na UFT. Esta opção requer o acesso aos links abaixo para:

Instrução Normativa nº 03/2020 – Prograd - Estabelece orientações, aos acadêmicos da UFT, quanto às solicitações de Colação de Grau e Diplomas, em razão das medidas de proteção para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19).

Resolução nº 23/2020 - de 30 de março de 2020, autoriza a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, sem a presença física de alunos e professores, e foram analisados os casos excepcionais, conforme segue:

  • Art. 6º, § 4º. Os casos considerados excepcionais para realização de atividades de ensino, durante a vigência desta Resolução, que não envolvam a presença física dos participantes, deverão ser encaminhados à Prograd, pela direção do câmpus, para a devida análise e parecer.
  • Art. 7º Autorizar o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, desde que prescindam da presença física dos participantes.
  • § 1º. Recomenda-se a oferta de atividades vinculadas aos programas especiais em educação, à projetos de extensão, à projetos de pesquisa, cursos de formação ou cursos livres aos docentes, discentes, técnicos e/ou à comunidade em geral, utilizando-se de recursos tecnológicos de suporte de ferramentas digitais a distância, de conteúdos pertinentes ao desenvolvimento institucional (Administrativo e/ou Pedagógico), temas correlatos ao combate da pandemia do COVID-19 ou de pesquisa em geral.
  • § 2º. As atividades a que se referem o caput, quando certificadas, poderão ser validadas como atividades complementares ou o que couber.

Entretanto, ações foram desenvolvidas, como:

  • Abertura do Edital nº 58/2020 para selecionar Projetos de Ensino – Monitoria Digital/2020, que têm por finalidade o desenvolvimento de ações didáticas, por docentes e discentes, em caráter especial, que contribuam para a formação acadêmica do estudante da UFT, considerando-se o contexto da pandemia decorrente do Novo Coronavírus (Covid-19), ressaltando-se a formação acadêmica.
  • Fortalecimento das ações do Programa Mais Vida, que foi criado por meio da Portaria nº 559, de 11 de abril de 2018, numa iniciativa institucional interdisciplinar que congrega esforços de docentes, técnicos/as administrativos/as e discentes da UFT no sentido de criar e ampliar ações de promoção à Saúde Mental e prevenção de diferentes formas de sofrimento psíquico, observando-se o período de pandemia. O objetivo é oferecer ações práticas que valorizem a qualidade de vida, o bem estar social e a saúde da comunidade acadêmica, como atividades físicas, culturais e científicas.
  • Portal de atendimento digital, para a comunidade acadêmica.
  • As atividades administrativas foram desenvolvidas de modo a garantir o funcionamento e o devido atendimento à comunidade acadêmica.
  • Programa de Educação Tutorial – PET – permaneceu com suas atividades que envolvem o ensino a pesquisa e a extensão.

 

Portal UFT - Que apoios a UFT proporcionou aos estudantes em forma de projetos e ações?

Vânia - Portal de atendimento digital, para a comunidade acadêmica; colação de grau digital e, conforme já mencionado:

  • Reforçamos a abertura do Edital nº 58/2020 para selecionar Projetos de Ensino – Monitoria Digital/2020, que têm por finalidade o desenvolvimento de ações didáticas, por docentes e discentes, em caráter especial, que contribuam para a formação acadêmica do estudante da UFT, considerando-se o contexto da pandemia decorrente do Novo Coronavírus (Covid-19), ressaltando-se a formação acadêmica.
  • Reforçamos o fortalecimento das ações do Programa Mais Vida, que foi criado por meio da Portaria nº 559, de 11 de abril de 2018, numa iniciativa institucional interdisciplinar que congrega esforços de docentes, técnicos/as administrativos/as e discentes da UFT no sentido de criar e ampliar ações de promoção à Saúde Mental e prevenção de diferentes formas de sofrimento psíquico, observando-se o período de pandemia. O objetivo é oferecer ações práticas que valorizem a qualidade de vida, o bem estar social e a saúde da comunidade acadêmica, como atividades físicas, culturais e científicas.
  • Docentes desenvolvem grupos de estudos, de modo a manter a interação com os alunos.

 

Portal UFT - Agora sobre o Vestibular e o Sisu; por que as vagas do Vestibular não foram para o Sisu?

Vânia - O vestibular foi suspenso, conforme a Resolução nº 23/2020, e o processo seletivo para 2020/2 foi realizado por meio do Sisu, para 50% das vagas. Ressalto, que a adesão ao Sisu foi feita antes da suspensão do vestibular próprio da UFT. Desta forma, uma das alternativas para o preenchimento dos 50% das vagas restantes é o Processo de Seleção Complementar (o PSC). Entretanto, é uma discussão a ser feita posteriormente, uma vez que o primeiro semestre de 2020 ainda está suspenso.

 

Portal UFT - E as colações de grau? Como ficaram com a suspensão das atividades presenciais?

Vânia - As colações de grau têm ocorrido por meio digital, conforme a Instrução Normativa nº 03/2020 – Prograd - Estabelece orientações, aos acadêmicos da UFT, quanto às solicitações de Colação de Grau e Diplomas, em razão das medidas de proteção para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19).

 

Portal UFT - Tem se falado em um 'novo normal' após a pandemia. Como a UFT está se preparando para isso?

Vânia - A UFT está realizando o trabalho de diagnóstico quanto às questões de inclusão social, psicológicas, perfil socioeconômico e possibilidades acadêmicas, por meio da Comissão de Acompanhamento e Pesquisa – UFT/Covid-19 (Coap-UFT/Covid-19). Além dos trabalhos da comissão, no âmbito das discussões referentes ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), foram realizados vários webinários com a temática de Ensino online, ensino a distância, metodologias de ensino e o futuro da educação, dentre outras temáticas, com o objetivo de abordar a qualidade da educação superior e ressignificar práticas docentes, metodologias, forma híbrida do ensino, revisão crítica de conteúdos e da avaliação, dentre outros componentes do processo de ensino e aprendizagem, de modo a desenvolver a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão na universidade.

registrado em:
marcador(es): Prograd,Home,Sucom,Coronavirus
Fim do conteúdo da página