Página inicial > Últimas Notícias > Seminário on-line promove diálogos sobre economia e cultura na Amazônia
PPGCULT

Seminário on-line promove diálogos sobre economia e cultura na Amazônia

Por Samuel Lima | Publicado: Quarta, 12 de Agosto de 2020, 08h25 | Última atualização em Quarta, 12 de Agosto de 2020, 15h42

Começa nesta quarta-feira (12) e segue até 10 de setembro de 2020, o II  Seminário Internacional Economia e Cultura dos Comuns: “Experiências e alternativa de (des)envolvimento para a Amazônia”. O Seminário é composto de uma série de eventos online organizados pelo Projeto Procad UFT/UFPA/UFMG Economia e Cultura dos Comuns. De acordo com a organização, o objetivo é o debate e divulgação da produção acadêmica dos integrantes do Projeto, os quais têm como objeto de pesquisa principal os espaços, práticas e experiências do comum na Amazônia e a importância destes para a construção de alternativas de desenvolvimento nesta região.

O Seminário deve trazer ao conhecimento do público a produção de pesquisadores ligados ao Projeto, e integrados aos três programas de pós-graduação (PPGCult, PPGE e Cedeplar) e universidades parceiras (UFT, UFPA e UFMG), além de convidados especiais de outros programas e universidades do Brasil e do Exterior.

As apresentações e debates acontecerão em formato online, no período 12 de agosto a 10 de setembro de 2020. As sessões ocorrerão nas quartas e quintas feiras dentro deste período, em duas seções diárias, das 14h30 às 16h30 e 19h00 às 20h30.

Programação

O II Seminário Internacional Economia e Cultura dos Comuns- Experiências e alternativas de (des)envolvimento para a Amazônia é aberta ao público, com emissão de certificados para os participantes. As atividades desta primeira semana terão início nesta quarta-feira à tarde, às 14h30, com a mesa de abertura, à qual participarão Dernival Venâncio Ramos (PPGCult/UFT), João Bosco Moura Tonucci Filho (Cedeplar-UFMG), Danilo Araújo Fernandes (PPGE-UFPA) e Harley Silva (PPGE-UFPA). Eles farão um debate sobre "Procad Amazônia UFT-UFPA-UFMG: Um balanço do primeiro ano".

Às 19h, Rosa Acevedo Marín ministra uma conferência sobre Sistemas de uso comum e reciprocidades econômicas positivas. Professora dos Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU/NAEA) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), ambos da UFPA, Rosa é socióloga e pós-doutora pela Universidade de Quebec, em Montreal, Canadá. Seu trabalho intelectual concentra-se nos temas escravidão no Pará, territórios quilombolas, identidades e cartografia social.

De acordo com informações da organização do evento, todas as apresentações serão transmitidas ao vivo no canal Neuza- UFT Agroecologia (https://m.youtube.com/channel/UC3rWESaymT2GbnLX5ZkQuDg) no Youtube e posteriormente salvas na plataforma.

Os participantes que desejarem emitir certificados como ouvintes devem se cadastrar no site do evento. Outras informações podem ser obtidas no perfil do Procad, no Instagram (@procadcomuns).

marcador(es): Araguaína,Home,PPGCult