Página inicial > Últimas Notícias > Projeto objetiva instruir comunidade ribeirinha do Rio Javaés quanto à preservação ambiental
Extensão

Por Caroline Falcão | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 11 de Agosto de 2020, 15h32 | Última atualização em Terça, 11 de Agosto de 2020, 17h11

Com o objetivo de instruir a comunidade ribeirinha do Rio Javaés quanto às práticas de preservação ambiental, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) está desenvolvendo um projeto de extensão de Assistência e Interação Rio Javaés. A intenção é realizar orientações à comunidade, bem como a inserção de extensionistas nas atividades cotidianas da equipe, permitindo que a comunidade conheça os esforços dos pesquisadores e das universidades nas práticas de preservação ambiental e de melhoria da qualidade de vida dos ribeirinhos.

O professor do curso de Engenharia Civil da UFT e um dos integrantes do projeto, Bruno Carrilho, explica que a ação nasceu de maneira natural, ao se observar as relações cotidianas da equipe com a comunidade durante os trabalhos de pesquisa: “Somou-se ainda a necessidade de se envolver a comunidade externa às ações da universidade com as práticas que são desempenhadas pela instituição e, principalmente, o desejo de se contribuir com a preservação do local, tão importante para a continuidade dos trabalhos desenvolvidos por diversos pesquisadores, das mais diversas áreas”.

Carrilho complementa que com o Projeto “espera-se contribuir com a divulgação de boas práticas de conduta por parte dos usuários, a melhora dos níveis de conscientização dos frequentadores da região e, mais objetivamente, promover o aumento da sanidade das praias e comunidades ribeirinhas, evitando, assim, interferências na natureza local”. Ele diz que o projeto formal ainda não está em prática, mas que já existe desde 2015 a interação dos pesquisadores com a comunidade local, orientando e auxiliando sempre que possível nos encontros ao longo da região.

O projeto é desenvolvido por professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade do Tocantins (Unitins) e Universidade Católica do Tocantins. A implementação do Projeto de Extensão está prevista para este segundo semestre de 2020.