Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de extensão levará ações de qualificação e bem-estar à comunidade de Bielândia
PPGDire na comunidade

Por Gihane Scaravonatti | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 03 de Agosto de 2020, 15h27 | Última atualização em Segunda, 03 de Agosto de 2020, 18h07

O projeto de extensão “Desenvolvimento social e aplicação de tecnologias sociais em ações multidisciplinares na Unidade de Conservação Integral Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (Filadélfia-TO)” é uma iniciativa de docentes do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire), do Câmpus Araguaína. O projeto será executado no distrito de Bielândia, considerando-se o Edital Nº 29/2020 da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex).

A proposta contempla três linhas de ações: saneamento ambiental, saúde pública e elaboração e proposição de tecnologias sociais, que abarcam a introdução ao cooperativismo e ao gênero, técnicas agrícolas e segurança alimentar. As ações serão executadas, junto à comunidade, numa escola de educação básica, em um posto de saúde e assentamentos. Ainda, a sede da unidade de conservação Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf) também servirá às atividades do projeto.

Saiba mais

No Câmpus de Araguaína, o projeto é apoiado pelo Núcleo de Desenvolvimento e Práticas Sociais (Nudeps) e pelo Curso de Biologia. Também recebe apoio do Monaf, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO/Câmpus Araguaína) e da Faculdade do Bico (Fabic- TO). Além de docentes do PPGDire, integram a equipe docentes e discentes do IFTO, da Fabic e do Curso de Biologia da UFT, bem como pós-graduandos e egressos do PPGDire, o gestor do Monaf, a gestora da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e enfermeiras que atuam na unidade municipal de saúde Antônio Marques da Mota, em Bielândia.

O projeto está filiado à perspectiva téorico-conceitual de Desenvolvimento, por meio da discussão sobre as liberdades substantivas, de Amartya Sen, e de tecnologias sociais, e é inspirado em fundamentos de Renato Dagnino, entre outros teóricos.

marcador(es): Proex,PPGDire