Página inicial > Últimas Notícias > Professora da UFT publica resultado de sua tese de doutorado em prestigiada revista internacional
uft internacional

Por Daniel dos Santos | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 16 de Julho de 2020, 12h16 | Última atualização em Sexta, 17 de Julho de 2020, 17h25

A professora Lia Almeida, vinculada ao curso de graduação em Administração e do Mestrado em Desenvolvimento Regional da UFT, publicou a pesquisa fruto de seu doutorado em Administração na (UnB), intitulada “MAIP: modelo para identificar a influência de atores e seus efeitos nos processos complexos de tomada de decisão em políticas ambientais” na edição de outubro (2020) da Revista Environmental Science and Policy, pela editora internacional Elsevier.

O periódico é um dos mais conceituados no campo de pesquisas em Desenvolvimento Sustentável no mundo, avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como Qualis A1, o conceito mais elevado quanto à qualidade científica da produção. "Publicar a pesquisa nesta revista significa receber a chancela de que é uma pesquisa considerada de ponta, que inova neste campo de estudo. Conseguir esse reconhecimento também projeta a UFT em nível mundial, abrindo a possibilidade para atrair os investimentos de órgãos de fomento à pesquisa, para a constituição de parcerias com pesquisadores internacionais, visando projetos conjuntos e colaborando com a internacionalização da universidade".

O trabalho é assinado também pelo seu orientador de doutorado, Ricardo Corrêa Gomes, atualmente professor da Escola de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV).

A pesquisa

A pesquisa analisou o processo de formulação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), por meio de entrevistas e da análise de 5.100 minutos de gravações de audiências públicas, no período de 2000 a 2010, buscando explorar a relação entre a capacidade de influência das partes interessadas e seus efeitos na dinâmica e no conteúdo da política.

Apesar de ter completado 8 anos de sua implantação, a pesquisadora afirma que a PNRS foi fracamente implementada, com muitas cidades ainda possuindo lixões a céu aberto, que deveriam ter sido erradicados em 2014. “A compreensão das falhas de implementação perpassa também por compreender o processo complexo de formulação dessa política, que envolveu diversos atores políticos (governamentais e não governamentais) e instituições”, explica Lia.

A partir da análise do caso em questão, a pesquisadora desenvolveu uma modelagem que ajuda os pesquisadores a esclarecer a capacidade de influência dos atores políticos (governamentais e não governamentais), contribuindo para estudos sobre o processo de tomada de decisão em políticas públicas. “A pesquisa constitui-se como ponto de partida para o desenvolvimento de uma ferramenta a ser utilizada na prática de processos de tomada de decisão em políticas públicas complexas, como as políticas ambientais”, argumenta Lia.

Conclusão

A contribuição prática da aplicação do MAIP a processos complexos de tomada de decisão, como os ambientais, em que a influência e a responsabilidade são difusas, pode fornecer conselhos ao tomador de decisão (que não pode controlar os resultados das políticas) para que este possa concentrar sua atenção nos principais atores, para que possa procurar oportunidades para aprender e adaptar estratégias para alcançar melhor seus objetivos e, finalmente, mitigar conflitos de políticas, tornando o processo de tomada de decisão mais eficiente e eficaz.

marcador(es): Propesq,Home,PPGDR